Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREZA DA PAIXAO SILVA DOS SANTOS

DISCENTE: ANDREZA DA PAIXAO SILVA DOS SANTOS
DATA: 01/12/2023
LOCAL: NEB-01

DIVERSIDADE  ÉTNICO-RACIAL E O CURRÍCULO DE HISTÓRIA NO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE CHAVES/PARÁ

Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Currículo. Diversidade étnico-racial. Componente curricular História. Chaves-Pará

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

Este estudo tem como objeto o ensino de História em turmas de 4º e 5º ano de uma escola de Ensino Fundamental do município de Chaves. Como objetivo geral busca examinar o tratamento conferido às relações étnico-raciais no ensino de História nas turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da escola pesquisada, com ênfase à história e cultura africana e afro-brasileira, no recorte temporal de 2018 a 2022..Como específicos, entender como a aprendizagem de História contribui para o desenvolvimento integral do/a aluno/a nos Anos iniciais do Ensino Fundamental; reconhecer a cultura africana e afro-brasileira como contribuição para a cultura nacional legítima; e refletir sobre diversidade étnico-racial tratada no PPP, planejamento de ensino e planos de aulas de História dessas turmas. Os objetivos pretendem responder a seguinte questão: como o ensino de História do 4º e 5º do Ensino Fundamental da escola pesquisada trabalha a diversidade étnico-racial no seu currículo, na perspectiva da história e cultura africana e afro-brasileira? Caracteriza-se como uma pesquisa de base bibliográfica e documental, com a utilização da análise de conteúdo de Bardin ( 2016).O referencial teórico da pesquisa é constituído a partir de três categorias: Aprendizagem (Vygotsky, 1984; 1988), Anos iniciais do Ensino Fundamental (Brasil, 1996; 2010; 2018); Educação e Diversidade étnico-racial, na perspectiva da cultura africana e afro-brasileira (Coelho, 2015; 2021). Quanto à literatura especializada, recorremos a Ilma Passos Veiga, para refletir sobre Projeto Político Pedagógico. Para entender as contribuições do Movimento Negro para a criação de políticas de afirmação, foi utilizado o trabalho de Nilma Lino Gomes (2019). Como resultados preliminares do estudo, consideramos a importância de um ensino de História que respeita e valoriza a história e cultura africana e afro-brasileira, por meio de um currículo que ajude a descolonizar pensamentos e atitudes preconceituosas e racistas, para que assim a escola se efetive como espaço de proteção e garantia de direitos positivados na legislação educacional brasileira, como na LDB, na Lei Nº 10.639 e na DCNERER.

Externo à Instituição - MARK CLARK ASSEN DE CARVALHO
Interno - 2216215 - MAURO CEZAR COELHO
Externo ao Programa - 1231638 - RAQUEL AMORIM DOS SANTOS
Presidente - 2178662 - WILMA DE NAZARE BAIA COELHO