Banca de DEFESA: MANUELA CARVALHO RODRIGUES

DATA: 30/11/2023
LOCAL: UFPA

A PESQUISA-FORMAÇÃO NA CIBERCULTURA PARA UM CURRÍCULO DA DIFERENÇA

Currículo; Sexualidade; Cibercultura; Multirreferencialidade; Pesquisa-formação.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Da classificação arbórea à perspectiva de rizomas, nos distanciamentos e aproximações das teorias curriculares, nos estudos ciberculturais e culturais sobre sexualidade, é inconteste a relevância do currículo para a aprendizagem escolarizada ao traçar diretrizes visando alcançar um determinado projeto de ser humano. Essa compreensão torna-se premissa necessária para este estudo, intitulado “A pesquisa-formação na cibercultura para um currículo da diferença”, visto que ao perceber o currículo revestido de intencionalidade, afasta-se de uma suposta neutralidade que o reduz ao conhecimento acadêmico. O caminho, a saber, primeiro, foi um levantamento teórico sobre a sexualidade e sua relação com o campo curricular, a partir de Foucault (1988, 1996), Butler (2003), Louro (2003, 2023), Silva (2004), Deleuze & Guatarri (2009), Paraíso (2023, 2010), Gallo (1995, 2016), Moreira (2013), Silva (2022, 2022) e Corazza (2001). Considerou-se o desvelamento do conceito de currículo, que se estabeleceu ao longo do tempo, em consonância com as teorias curriculares às quais se relaciona, com enfoque para o currículo da diferença e suas tessituras com o ciberespaço. Evidenciou-se nas divisões teóricas do currículo – tradicional, crítico e pós-crítico – os discursos relacionados à sexualidade, circunscrevendo este estudo na linha pós-crítica curricular. A pesquisa pautou-se na pesquisa-formação na cibercultura, com abordagem multirreferencial nos/dos/com os cotidianos, através dos estudos de Ardoíno (1998), Barbosa (1998), Levy (1999), Santos (2012, 2015, 2019), Santos (2011, 2015), Recuero (2009), Lemos (2004, 2013), Alves (2011, 2015, 2019), Certeau (1998), Santaella e Lemos (2014), e Pretto (2008, 2017, 2022), buscando relatar as itinerâncias do processo de pesquisa ocorrido numa Escola de Ensino Fundamental e Médio, partindo da perspectiva de professora-pesquisadora-formadora para questionar o currículo e discutir sobre a questão LGBTQIAPN+ no cotidiano do espaço escolar, criando atos de currículo, conforme Macêdo (2011, 2013, 2017), tecendo ações de resistência, contribuindo para a autoformação e formação de estudantes a partir do uso das mídias digitais, e com a construção de dispositivos autorais. A metodologia da pesquisa-formação na cibercultura possibilitou a construção de atos de currículo que foram capazes de discutir uma temática cotidianamente silenciada no espaço escolar, a da sexualidade. Por meio da pesquisa e de seu método percebe-se que o debate sobre a diferença, inexistente até então, passou a se consolidar na sala de aula, por meio do dispositivo “Juntos_e_Diferentes”, questionando a cisheteronormatividade enquanto padrão ideal de comportamento. A implicação com a pesquisa suscitada pelo Cine da Diferença e pelas rodas de conversa permitiu que nossos praticantes culturais se autorizassem, com a criação de cartazes no Canva e no Tik Tok para a postagem na página da rede social Instagram, que possui o mesmo nome do dispositivo disparador. De maneira coletiva, traçaram-se novas perspectivas para o debate da diferença na escola, proporcionando a participação mais efetiva dos estudantes na construção de novas práticas curriculares legitimadas no cenário cibercultural. Desse modo, verificou-se o quanto o currículo escolar ainda é um artefato fechado, difícil de provocar rupturas, porém avançou-se, ainda que de maneira incipiente, na direção de um currículo rizomático, formativo, da diferença, na cibercultura, mostrando a possibilidade de outras tessituras curriculares.

Presidente - 2333806 - LEONARDO ZENHA CORDEIRO
Interno - 3171125 - WILLIAN LAZARETTI DA CONCEICAO
Externo à Instituição - ROSEMARY DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 07/11/2023 16:11