Banca de DEFESA: ADRIAN SOUZA DOS SANTOS

DISCENTE: ADRIAN SOUZA DOS SANTOS
DATA: 25/10/2023
LOCAL: NEB - UFPA

A ARQUITETURA ESCOLAR NA PRIMEIRA REPÚBLICA EM BELÉM-PA: ESTUDO SOBRE O PROJETO DO INSTITUTO LAURO SODRÉ (1893 - 1904)

Arquitetura escolar. Instituto Lauro Sodré. Primeira República.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Esta Dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa na área da História da Educação sob o tema da Cultura Material Escolar e tem como objeto o projeto arquitetônico do Instituto Lauro Sodré, entendido como um produto da concepção educacional republicana para meninos pobres e órfãos no Pará. O recorte temporal situa-se entre os anos de 1893 e 1904, período situado entre o início da execução das obras da nova instalação e a publicação da Monografia do Instituto, documento que registra sua cerimônia de inauguração e funcionamento. O novo prédio instalado na estrada Belém-Bragança, onde funciona atualmente o Tribunal de Justiça do Estado, reproduziu as aspirações dos republicanos para a instrução pública dos meninos pobres e orfãos de Belém. Para atingir nosso objetivo, utilizamos como fontes a Monografia do Instituto Lauro Sodré (1904), o Decreto n. 986 de 26 de março de 1901, o Decreto n. 1092 de 04 de dezembro de 1901, o Código de Polícia de Belém instituído por Antônio Lemos (1900) e o Relatório “A instrução pública no Estado do Pará em 1900” elaborado por José Veríssimo, entre outros documentos para promover a análise e sobre como a arquitetura escolar do Instituto materializou essas influências. Como base teórica usamos as produções de Foucault (2000), Rizzini (2004), França (2004), Costa (2021), Soares (2008), Sarges (1998), Bencostta (2005) e Bencostta (2011). Em termos dos procedimentos metodológicos, a pesquisa adotou uma abordagem histórico-documental, na qual utilizamos a técnica de análise de conteúdo segundo Maria Laura Franco (2018). Analisamos também as fontes iconográficas a partir de técnicas que cercam os elementos estudados de questionamentos para estabelecer diálogos com as outras fontes documentais e compreender melhor o nosso objeto. Como manifestação da concepção educacional republicana para os meninos orfãos e pobres do Intituto, destacamos a presença de prescrições higiênicas, influências positivistas, tecnicas de projeto para disciplinarização e uma abordagem estética predominantemente eclética.

Presidente - 326878 - RAIMUNDO ALBERTO DE FIGUEIREDO DAMASCENO
Interno - 2657198 - VIVIAN DA SILVA LOBATO
Externo ao Programa - 3045256 - RAUL DA SILVA VENTURA NETO
Externo à Instituição - MARCUS LEVY ALBINO BENCOSTTA