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Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRÍCIA TATIANE SOUZA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRÍCIA TATIANE SOUZA COSTA
DATA: 31/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Núcleo de estudos transdisciplinares em educação básica
TÍTULO:

MUSICA PRA QUÊ? UM MAPA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O CURRÍCULO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


PALAVRAS-CHAVES:

 Currículo. Música na educação infantil. Estado do Conhecimento.


PÁGINAS: 47
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO:

A presente pesquisa origina-se no cerne de minha formação, profissionalização e atuação docente a partir da qual foi eleito como tema o Currículo de Música na Educação Infantil. Com base em um estudo exploratório foi possível observar o grande quantitativo de produções acadêmicas-científicas que relacionam música, currículo e educação infantil, sendo possível averiguar ainda a importância em se aprofundar os estudos acerca de como a Música vem sendo discutida no conteúdo das teses e dissertações nos diferentes contextos na primeira etapa da educação básica. Assim optou-se por desenvolver uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento, que tenciona mapear a produção do conhecimento sobre o currículo de música na educação infantil em teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Educação e nos Programas de Pós-Graduação em Música no Brasil, publicadas no período de 2011 a 2022. Diante disso emerge o seguinte problema: De que forma a música na educação infantil vem sendo discutida no conteúdo das teses e dissertações, dos programas de pós-graduação em Educação e nos programas de pós-graduação em Música no Brasil, publicadas no período de 2011 a 2023? Este, desdobra-se nas seguintes questões norteadoras: Como a Música na educação infantil vem sendo discutida no conteúdo das teses e dissertações, dos programas de pós-graduação em Educação e nos programas de pós-graduação em Música/Artes no Brasil, publicadas no período de 2011 a 2022; quais as metodologias priorizadas nesses estudos? Quais são as práticas curriculares evidenciadas sobre Música na educação infantil? Intentando responder a estas questões emerge o objetivo geral mapear e analisar as produções acadêmicas dos programas de pós-graduação em Educação e pós-graduação em Música/Artes no Brasil inseridos no Catálogo de teses e dissertações da CAPES que apontem de que forma a Música na educação infantil vem sendo discutida no conteúdo das teses e dissertações, dos programas de pós-graduação em Educação e nos programas de pós-graduação em Música no Brasil, publicadas no período de 2011 a 2023. Tendo como objetivos específicos:  Analisar como a música na educação infantil vem sendo discutida no conteúdo das teses e dissertações, dos programas de pós-graduação em Educação e nos programas de pós-graduação em Música no Brasil, publicadas no período de 2011 a 2022; identificar as metodologias priorizadas nesses estudos; identificar as práticas curriculares evidenciadas sobre Música na educação infantil. Para alcançar os objetivos traçados será realizado uma pesquisa bibliográfica do tipo Estado do conhecimento, de abordagem qualitativa e quantitativa, com perspectiva de análise através da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). Até o corrente momento foram selecionadas 67 estudos e a pesquisa do tipo Estado do Conhecimento encontra-se na etapa intermediária a qual refere-se a levantamento do material e tabulação dos dados de resumo.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2549696 - DANIELE DOROTEIA ROCHA DA SILVA DE LIMA
Interno - 2220353 - MARCIO ANTONIO RAIOL DOS SANTOS
Externo à Instituição - DENISE MARIA DE CARVALHO LOPES
Externo à Instituição - KÁTIA ADAIR AGOSTINHO
Notícia cadastrada em: 29/08/2023 17:06
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