Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO JORGE NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO JORGE NETO
DATA: 31/08/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica/PPEB/UFPA
TÍTULO:

UM ESTUDO SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO REFERENTE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO CURRÍCULO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2012-2022)


PALAVRAS-CHAVES:

Violência doméstica contra as Mulheres; Currículo Escolar; Educação Básica


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
RESUMO:

Situado no intercruzamento dos estudos em relação a violência contra a mulher e o currículo escolar, esta pesquisa de dissertação em andamento vincula-se à linha de Pesquisa Currículo da Escola Básica do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) da Universidade Federal do Pará e busca problematizar “Como as teses e dissertações, publicadas no Banco de Teses e Dissertações da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), abordam a temática violência doméstica contra a mulher no currículo escolar da Educação Básica?”. O objetivo geral é analisar como as teses e dissertações têm buscado incorporar o debate sobre violência doméstica contra mulher no currículo das escolas básicas, no lapso temporal 2012 – 2022). Como os objetivos específicos temos: 1) mapear a produção do conhecimento existente a respeito da violência doméstica e sua inclusão no currículo escolar; 2) conhecer as estratégias apresentadas nas teses e dissertações sobre a abordagem da violência contra a mulher no espaço escolar; 3) analisar as formas de enfrentamento da violência doméstica apontados nos estudos analisados. Recorremos ao estado do conhecimento enquanto estratégia de pesquisa por possibilitar a realização de um mapeamento da produção científica existente e corroborar, a partir de uma perspectiva epistemológica, com o aprofundamento de pontos/dimensões investigativas sobre a temática pesquisada (MOROSONI, 2015).  A perspectiva é enfatizar os desafios para a construção de um currículo crítico no espaço das escolas da Educação Básica que permita o desenvolvimento de ações de enfrentamento da violência contra a mulher na sociedade brasileira.    


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2481484 - IRLANDA DO SOCORRO DE OLIVEIRA MILEO
Externo ao Programa - 4467138 - LEANDRO PASSARINHO REIS JUNIOR
Externo à Instituição - LUCELIA TAVARES GUIMARAES
Notícia cadastrada em: 29/08/2023 17:06
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1