Banca de DEFESA: DILCELIA RODRIGUES ALVES

DISCENTE: DILCELIA RODRIGUES ALVES
DATA: 31/08/2023
LOCAL: PPEB NEB UFPA

A Gestão Municipal e o atendimento educacional na Escola da Ilha João Pilatos de Ananindeua-PA

Educação ribeirinha. Políticas educacionais. Educação do campo.

ÁREA: Educação

Esta dissertação se propõe a realizar o estudo das políticas educacionais da gestão municipal de Ananindeua-PA destinadas ao atendimento escolar da população das Ilhas desse município, em especial a Ilha João Pilatos. A presente pesquisa dialoga com um cenário no qual a educação direcionada aos povos das águas vem sendo objeto de investigações nos últimos anos por ocasião de ações descontextualizadas do contexto ribeirinho. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo geral analisar como a gestão municipal de Ananindeua atende às demandas educativas dos povos ribeirinhos. Já os objetivos específicos são: a) analisar as políticas educacionais do Ensino Fundamental dos anos iniciais destinadas às comunidades ribeirinhas; b) verificar como acontece o atendimento ao Ensino Fundamental para os anos iniciais na escola ribeirinha; e c) compreender a percepção da comunidade escolar acerca do atendimento educacional desenvolvido na Ilha João Pilatos. O percurso metodológico foi organizado com base na abordagem qualitativa, com a delimitação e a formulação do problema, definidos em interface com a realização da investigação. Dessa forma, ocorreu inicialmente o levantamento bibliográfico e documental, a fim de aprofundar e construir um referencial teórico da temática investigada. Também se utilizaram a entrevista semiestruturada para obtenção dos relatos orais, as observações in loco e os registros fotográficos. A pesquisa se alicerça nas dimensões da Educação do Campo que se define a partir de seu lugar, dos saberes historicamente construídos, e dos conhecimentos científicos na sociedade em prol da defesa do direito dos povos do campo. O estudo demonstrou que as ações educacionais desenvolvidas pela gestão local não vêm contemplando as identidades ribeirinhas, bem como aponta a necessidade de ampliação das políticas educacionais para a garantia das condições de atendimento aos discentes que habitam a região das Ilhas de Ananindeua.

Presidente - 2190538 - JOSE BITTENCOURT DA SILVA
Externo ao Programa - 1347712 - SALOMAO ANTONIO MUFARREJ HAGE
Externo à Instituição - SERGIO ROBERTO MORAES CORREA
Notícia cadastrada em: 29/08/2023 17:06