Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CINTIA WANILY OLIVEIRA MENDES SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CINTIA WANILY OLIVEIRA MENDES SANTANA
DATA: 31/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: NÚCLEO DE ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO BÁSICA
TÍTULO:

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE CURRÍCULO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE SALVATERRA/PA


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo. Educação do Campo. Ensino Fundamental. Prosposta curricular.


PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO:

Este estudo tem como tema o currículo da educação do campo. Definimos como objeto de investigação “O processo de construção de uma proposta de currículo para os anos iniciais do ensino fundamental para a educação do campo no município de Salvaterra/Pa. Esta pesquisa buscará responder ao seguinte problema de investigação:  “Como construir uma proposta de currículo voltada aos anos iniciais do ensino fundamental da educação do campo no município de Salvaterra/Pa a partir de uma pesquisa colaborativa? A partir deste problema de investigação, formulou-se as seguintes questões norteadoras do estudo: Como se deu o processo de construção da proposta curricular voltada aos anos iniciais do ensino fundamental da educação do campo no município de Salvaterra/Pa a partir de uma pesquisa colaborativa? Quais conhecimentos curriculares foram sendo construídos pelos participantes da pesquisa colaborativa voltada à formulação de uma proposta de currículo para os anos iniciais do ensino fundamental para a educação do campo no município de Salvaterra? Que proposta curricular foi formulada pelos participantes envolvidos na pesquisa colaborativa?  A partir do problema e das questões foram formulados como objetivo geral: Analisar o processo de construção coletiva de uma proposta de currículo  voltada aos anos iniciais do ensino fundamental da educação do campo no município de Salvaterra/Pa a partir de uma pesquisa colaborativa. E como objetivos específicos temos: descrever como se deu o processo de construção da proposta curricular voltada aos anos iniciais do ensino fundamental da educação do campo no município de Salvaterra/Pa a partir de uma pesquisa colaborativa; explicar como os conhecimentos curriculares foram sendo construídos pelos participantes da pesquisa colaborativa voltada à formulação de uma proposta de currículo para os anos iniciais do ensino fundamental para a educação do campo no município de Salvaterra; avaliar a proposta curricular formulada pelos participantes envolvidos na pesquisa colaborativa. Para o desenvolvimento metodológico do estudo lançamos mão da pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008) com abordagem qualitativa. As principais categoria teóricas do estudo são educação do campo, currículo,  conhecimento e prática curricular. Dessa forma, os dados a serem produzidos serão oriundos da participação das professoras colaboradoras da pesquisa a partir de suas inserções nos grupos de estudo e reflexão. No que tange à coleta de dados, será utilizado o grupo focal conforme as orientações de Gondim (2003), Gatti (2005) e Barbour (2009). Os dados produzidos irão compor o Corpus da pesquisa que por conseguinte passarão pela técnica análise do conteúdo conforme Bardin (2011) e Franco (2005). Ainda não foram alcançados todos os objetivos do estudo. Este relatório compreende apenas a introdução, a seção metodológica e o referencial teórico da pesquisa em tela. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Interno - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Externo à Instituição - ELIVALDO SERRAO CUSTODIO
Notícia cadastrada em: 29/08/2023 17:06
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2