Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELE CRISTINA MONTELES DE ARAÚJO SILVA

DISCENTE: DANIELE CRISTINA MONTELES DE ARAÚJO SILVA
DATA: 30/08/2023
LOCAL: PPEB - ON line

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PORAQUÊ: os desafios e as possibilidades de utilizar um software livre em uma escola pública da Amazônia

Amazônia; AVA; colonialismo de dados; currículo multirreferencial; software livre.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

A presente dissertação do mestrado está situada nas discussões em torno da temática das tecnologias digitais na educação e tem como objeto de pesquisa o movimento de implementação e o uso do ambiente virtual de aprendizagem Poraquê, hospedado no software livre Moodle, em uma escola pública da Amazônia Paraense. Essa investigação está contextualizada a partir dos dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI. Br), publicados em 2022 e das discussões em torno do colonialismo de dados e da plataformização da educação propostas pelo Observatório Educação Vigiada, por AMIEL & GONSALES (2020) e por SILVEIRA (2021), além do debate sobre softwares livres feito por SILVEIRA (2004) e sobre as possibilidades de atos de currículo, segundo MACEDO (2008),em um ambiente virtual de aprendizagem. O estudo alinha-se ainda a uma perspectiva multirreferencial de currículo.O processo de pesquisa baseia-se na metodologia da pesquisa-formação de SANTOS (2005, 2019) e nos estudos nos/dos/com os cotidianos, sob a ótica de ALVES (2008) e FERRAÇO (2008). Algumas considerações já encontradas nesse processo apontam para a necessidade do debate em torno das questões ideológicas do colonialismo de dados e da superação do uso das plataformas privadas, além da busca por incentivar práticas de autoria e por criar uma identidade amazônica para o dispositivo cibercultural em questão.

Presidente - 2333806 - LEONARDO ZENHA CORDEIRO
Interno - 2481484 - IRLANDA DO SOCORRO DE OLIVEIRA MILEO
Externo à Instituição - FELIPE DA SILVA PONTE CARVALHO
Externo à Instituição - SÉRGIO AMADEU DA SILVEIRA