Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYSA ANDRADE DE SOUZA

DISCENTE: MAYSA ANDRADE DE SOUZA
DATA: 29/08/2023
LOCAL: Sala multimídia do PPEB

A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: O COMPONENTE CURRICULAR QUÍMICA NA ESTRUTURA DA BNCC

Escola Pública; O Novo Ensino Médio; Química; Prática Pedagógica.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais

O presente texto discute a Reforma do Ensino Médio (REM) proposta pela Lei n.13.415 de 2017, e tem como objeto a prática pedagógica no ensino de química no contexto da REM. O objetivo geral da pesquisa, em realização, é analisar as práticas pedagógicas de professores de Química neste contexto no qual a implementação da Lei n. 13.415/2017 está ocorrendo, utilizando a abordagem da análise documental. Os documentos analisados são a nova BNCC/2018 e a Lei n. 13.415/2017. Questionando como vem se apresentando esta implementação no Estado do Pará? Quais tens sido as orientações para os professores? A Reforma do Ensino Médio (REM) prevista na Lei n. 13.415/2017 representa o projeto da direita com traços baseados em perspectivas tayloristas e neo-tayloristas, fortemente marcadas por disputas, pautados na teoria do capital humano, modelos de gestão educacional com maior celeridade, sem levar em consideração fatores como a desigualdade social e as diferentes regiões do país. Com base em Chassot (2002), Saviani (2007), Pistrak (2009), Frigotto (2015), Estevão (2013), Pinto (2008), Silva (1996), Ferretti (2018), Oliveira (2018), entre outros. Considerando que a didática das ciências naturais precisa ter bases teórico-metodológicas que estimulem a problematização para construir um conhecimento novo e participativo. Interdisciplinar e integrado a fim de não fragmentar; a escola precisa de interação com outros conceitos e vivências presentes nas diferentes ciências, para alcançar a reflexão necessária para a formação crítica do estudante, em especial, aquele cuja origem é o ensino público. Depreende-se que o ensino de química requer uma ligação com o processo de formação de professores. As questões a respeito da atualização do currículo do curso de formação de professores possuem grande relevância, bem como a atualização do Projeto Político Pedagógico do curso de química, para garantir a reflexão sobre a prática e garantir discussões relevantes à cidadania.

Presidente - 1269545 - JOAO PAULO DA CONCEICAO ALVES
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 1885506 - EGIDIO MARTINS
Externo à Instituição - ADALBERTO CARVALHO RIBEIRO