Banca de DEFESA: ROSILANDIA DE SOUZA RODRIGUES

DISCENTE: ROSILANDIA DE SOUZA RODRIGUES
DATA: 28/08/2023
LOCAL: NÚCLEO DE ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO BÁSICA

PRÁTICAS CURRICULARES POR PROFESSORES DE ESCOLA QUILOMBOLA A PARTIR DE SUAS PARTICIPAÇÕES EM CICLOS DE ESTUDO E REFLEXÃO

educação escolar quilombola; professores; currículo escolar quilombola; formação.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

O texto apresentado comporta a produção inicial da pesquisa que dará forma a dissertação de mestrado. A pesquisa está ligada ao Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará – PPEB/UFPA, na linha de pesquisa Currículo e escola Básica. O tema da pesquisa é Currículo para a Educação Escolar quilombola. O objetivo geral da investigação é analisar as práticas curriculares que foram implementadas pelos professores da escola quilombola a partir de suas participações nos ciclos de estudo e reflexão promovidos pela pesquisa colaborativa realizada. No intuito de facilitar o entendimento acerca do objeto de estudo “Práticas curriculares implementadas por professores de escola quilombola a partir de suas participações em ciclos de estudo e reflexão”, elegemos os seguintes objetivos específicos: Identificar as necessidades formativas apresentadas por professores de uma escola quilombola paraense acerca do currículo para a modalidade de educação escolar quilombola e analisar através dos ciclos de estudo e reflexão que conhecimentos sobre o currículo para a educação quilombola foram adquiridos pelos professores de uma escola quilombola paraense. A pesquisa tem como questão problemática principal investigar que práticas curriculares foram implementadas pelos professores da escola da escola quilombola a partir de suas participações nos ciclos de estudo e reflexão promovidos pela pesquisa colaborativa realizada? As questões de investigação secundárias indagam que necessidades formativas foram apresentadas por professores de uma escola quilombola paraense acerca do currículo para a modalidade de educação escolar quilombola? Através dos ciclos de estudo e reflexão que conhecimentos sobre currículo para a educação foram adquiridos e ou produzidos pelos professores de uma escola quilombola paraense? A pesquisa é de abordagem qualitativa e é do tipo colaborativa. A técnica de produção dos dados é o grupo focal, já a análise dos dados será realizada a partir da análise de conteúdo. A pesquisa colaborativa que está sendo desenvolvida contribuirá com o processo de formação dos professores da escola quilombola em prol de um currículo e de práticas que reverberem o ensino da educação escolar quilombola.

Presidente - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Interno - 1673903 - ANDRIO ALVES GATINHO
Externo à Instituição - FLAVIO CORSINI LIRIO
Notícia cadastrada em: 22/08/2023 16:20