Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: OSTÉLIA REGINA DOS SANTOS ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: OSTÉLIA REGINA DOS SANTOS ALVES
DATA: 28/09/2022
HORA: 15:00
LOCAL: PPEB NEB UFPA
TÍTULO:

A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM BASE NA PEDAGOGIA DE PROJETOS: Uma análise a partir da EMEIF São Tomé no município de Breves/PA.


PALAVRAS-CHAVES:

Prática Pedagógica. Educação Ambiental. Pedagogia de Projetos


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Discente:  OSTELIA REGINA DOS SANTOS ALVES

Título:  A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM BASE NA PEDAGOGIA DE PROJETOS: Uma análise a partir da EMEIF São Tomé no município de Breves/PA.

Nº de páginas: 80

Data: 24/08/2023

Hora: 9 h

Grande área: Ciências Humanas

Área: Educação

Sub-área: Políticas Educacionais

Especialidade: A Pedagogia de Projetos para a Educação Ambiental

Resumo

Esta dissertação tem como objeto de estudo A Prática Pedagógica em Educação Ambiental com base na Pedagogia de Projetos, tendo como referência para análise a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Tomé, que fica localizado no município de Breves/PA. Este estudo apresenta como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas em Educação Ambiental, que as escolas públicas de ensino fundamental estão fazendo através da pedagogia de projetos. Diante desse contexto, a pesquisa se propõe a responder:  Quais as práticas pedagógicas em Educação Ambiental, estão sendo implementadas através da pedagogia de projetos nas unidades escolares de ensino das escolas públicas de educação básica? E como essas práticas se desenvolvem no cenário educacional. Para tanto, a pesquisa fará um estudo com base no Método Materialista Histórico e Dialético, por entender que o processo dialético busca a compreensão da realidade, estará embasada cientificamente a partir da revisão bibliográfica encontrada e pela revisão da literatura. O referido estudo está voltado para uma pesquisa de campo, pois o objeto a ser estudado será pesquisado em seu próprio meio ambiente. Sendo assim, a pesquisa focará na abordagem qualitativa, por permitir que o pesquisador se aprofunde a partir das vivencias evidenciadas no cotidiano do lócus da pesquisa e terá caráter exploratório. A coleta de dados a princípio será por meio de observações, sem a intervenção e manuseio por parte do pesquisador na realidade encontrada, depois será aplicada a entrevista semiestruturada aos alunos, professores e coordenadores pedagógicos da escola a ser pesquisada. Quanto a análise dos dados coletado, a pesquisa se apoiara no Método de Análise de Conteúdo. O referencial teórico utilizado para embasar a discussão empreendida na pesquisa se aportará em Layrargues (2022), Loureiro (2006), Holmer (2020), Araújo (2014), Pinheiro (2016), Layrargues e Lima (2014), Jacob (2005), Freire, 1991, 2018, 2021), entre outros. Os resultados obtidos na pesquisa, mostrará se os objetivos foram alcançados, se a metodologia aplicada foi suficiente para responder a problemática e se os autores utilizados embasaram teoricamente o objeto estudado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2190538 - JOSE BITTENCOURT DA SILVA
Externo ao Programa - 2495174 - CLEIDE CARVALHO DE MATOS
Externo à Instituição - CLARIDES HENRICH DE BARBA
Notícia cadastrada em: 22/08/2023 16:20
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1