Banca de DEFESA: BIANCA MORAIS CARNEIRO

DISCENTE: BIANCA MORAIS CARNEIRO
DATA: 28/08/2023
LOCAL: NEB

A gestão curricular do Atendimento Educacional Especializado do CAEE Professor Lourenço filho da Fundação Pestalozzi do Pará

Gestão curricular; Atendimento Educacional Especializado; CAEE Professor Lourenço Filho; Educação Especial.

ÁREA: Educação

Esta pesquisa se insere na temática da educação especial na perspectiva da educação inclusiva nas instituições especializadas e se propôs a responder a seguinte questão de investigação que implicações à gestão do currículo a perspectiva inclusiva trouxe para a realização do Atendimento Educacional Especializado no CAEE Professor Lourenço Filho?  para tanto, destaco como objetivo geral analisar que implicações à gestão do currículo a perspectiva inclusiva trouxe para a realização do Atendimento Educacional Especializado no CAEE Professor Lourenço Filho. Os objetivos específicos foram: identificar de que forma o Projeto Político Pedagógico do CAEE Professor Lourenço Filho prevê a organização e gestão do currículo para a realização do Atendimento Educacional Especializado no contexto da Educação Inclusiva; e identificar se a gestão curricular desenvolvida pelo CAEE Professor Lourenço Filho garante a transversalidade do Atendimento Educacional Especializado e sua articulação às especificidades dos sujeitos atendidos oriundos de diferentes escolas. A metodologia utilizada nesta pesquisa teve uma abordagem do tipo qualitativa do tipo estudo de caso, primeiramente foram realizados levantamentos de documentos junto a instituição lócus, como: Projeto Político Pedagógico e Plano de Ação do CAEE Professor Lourenço Filho, e posteriormente, foi realizada uma entrevista semiestruturada com os seguintes sujeitos: duas professoras atuantes no Atendimento Educacional Especializado do CAEE Professor Lourenço Filho. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas, sendo: revisão bibliográfica, coleta de dados (documentos e entrevista semiestruturada) e análise dos dados. A análise de dados foi realizada a partir da técnica da análise de conteúdo com base nos estudos de Franco (2005). De acordo com Roldão e Almeida (2018) a gestão do currículo tem como pressuposto as tomadas de decisão referentes a diferentes campos, desse modo, a partir da análise dos dados destaco como categorias temáticas desta pesquisa: organização do currículo; organização do espaço-tempo; e avaliação. Tais categorias emergiram do tratamento dos documentos e das entrevistas semiestruturadas, tendo como base o referencial teórico do campo do currículo e gestão do currículo. Como resultados obtidos, depreende-se que a gestão do currículo do CAEE Professor Lourenço Filho se dá a partir de diferentes aspectos. No que tange a organização do currículo, o Atendimento Educacional Especializado do CAEE está organizado a partir de 7 núcleos de atendimento especializado a partir de diferentes áreas do conhecimento. Quanto a organização do espaço-tempo, o CAEE oferece atendimento nos turnos da manhã e tarde e os alunos ficam em média 40 minutos/1 hora por atendimento. Para o encaminhamento dos alunos com deficiência aos núcleos de atendimento, os alunos passam por uma avaliação de anamnese com psicopedagogos para verificar suas necessidades e potencialidades. Com relação a transversalidade, a partir das entrevistas das professoras, compreende-se que não há transversalidade entre o CAEE Professor Lourenço Filho e a escola regular em que os alunos com deficiência têm primeira matrícula.

Presidente - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Interno - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Externo à Instituição - VERA LUCIA MESSIAS FIALHO CAPELLINI
Notícia cadastrada em: 22/08/2023 16:19