Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANE DE LIMA ALEIXO DOS SANTOS

DISCENTE: ADRIANE DE LIMA ALEIXO DOS SANTOS
DATA: 28/08/2023
LOCAL: PPEB NEB UFPA

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA BÁSICA: uma análise a partir da Horta escolar

Práticas Pedagógicas; Educação Ambiental; Horta escolar; Educação básica.

ÁREA: Educação

A pesquisa tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas de Educação Ambiental na escola básica a partir de uma análise na Horta escolar, tendo como locus de estudo empírico a Horta na Escola EEFM Marechal Cordeiro de Farias em Belém/PA como um componente da prática pedagógica para implementação da Educação Ambiental. Neste sentido, o objetivo da pesquisa é analisar como vem sendo desenvolvida as práticas pedagógicas em Educação Ambiental a partir da observação sobre a produção da Horta na Escola EEFM Marechal Cordeiro de Farias em Belém-PA. O estudo está pautado em questionamentos que tencionam este estudo em: Como a Horta é planejada pedagogicamente e quais as motivações para sua implementação na escola EEFM Marechal Cordeiro de Farias? Como a Horta vem sendo desenvolvida no cotidiano escolar? O que esta prática tem trazido de novo em relação àquilo que vem sendo implementado hegemonicamente no Brasil? Quais as práticas pedagógicas de Educação Ambiental desenvolvida a partir desta Horta? Para o desenvolvimento do estudo, adotaram-se caminhos metodológicos que qualificam a produção do conhecimento, no qual adotam-se estudos teóricos, documentais e empíricos, com abordagem qualitativa, em conformidade com uma metodologia materialista histórica e dialética. Como instrumentos e procedimentos de produção de dados serão obtidos através do estudo de campo e a pesquisa documental. Entre as técnicas estão as entrevistas semiestruturadas, registros fotográficos e gravações, observação do espaço com os alunos e professores. Quanto aos procedimentos para análise de dados da pesquisa, esta será realizada com o método da Análise de Conteúdo-AC. O estudo conta com um movimento de revisão da literatura sobre a produção científica de artigos e dissertações produzidas no Brasil, sobre o assunto das práticas de Hortas escolares, onde possibilitam o avanço em novas proposições no campo em estudo. Entre as referências teóricas estão os estudos de Alves e Silva (2022); Brandão (2007); Foladori (1999); Layrargues e Lima (2014); Maia (2021); Reigota (2008); Pereira (2016); Sauvé (2005) e entre outros.  Espera-se que este estudo possa contribuir com o desenvolvimento do conhecimento para a Educação Ambiental no contexto da formação na Educação básica, possibilitando conhecimentos qualificados e pertinentes para o desenvolvimento da sociedade, em especial, do território amazônico.

Presidente - 2190538 - JOSE BITTENCOURT DA SILVA
Externo ao Programa - 1769176 - ERALDO SOUZA DO CARMO
Externo à Instituição - FREDERICO DA SILVA BICALHO
Notícia cadastrada em: 21/08/2023 17:08