Banca de QUALIFICAÇÃO: SUZAN DO SOCORRO BRITO DE LOPES

DISCENTE: SUZAN DO SOCORRO BRITO DE LOPES
DATA: 25/08/2023
LOCAL: Híbrido NEB+Remoto

Os impactos da Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96 no curso de magistério do Instituto de Educação do Estado do Pará - IEEP (1996-2006) pelas memórias de professoras

Memória de professoras; Escola Básica; Lei de diretrizes e bases.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Esta dissertação apresenta uma pesquisa na área da História da Educação Básica, como objeto as memórias de professoras do Instituto de Educação Estadual do Pará - IEEP durante o período de 1996 a 2006. Localizado na cidade de Belém do Pará, o IEEP é conhecido como uma instituição de destaque na formação de professores para a escola básica. O recorte temporal da pesquisa está situado na década da educação marcada pela promulgação da Lei 9.394/1996, também conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que estabelece, em seu artigo 62º, que a formação de professores deve ser realizada por instituições de ensino superior. Com base nesse contexto, a problemática desta pesquisa se concentra na seguinte questão: de que forma a promulgação da Lei 9.394/1996 impactou o curso de magistério oferecido pelo Instituto de Educação Estadual do Pará? Para abordar essa questão, o objetivo geral é analisar os impactos da Lei 9.394/1996 no curso de magistério do Instituto de Educação Estadual do Pará, por meio de memórias das professoras. A metodologia adotada é a História Oral, que permite obter relatos e testemunhos significativos para a compreensão desse período histórico. Serão realizadas quatro entrevistas com professoras do IEEP, correspondentes ao período de tempo estabelecido para a pesquisa. Os dados serão coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e, para analisar os resultados encontrados, será utilizada a metodologia proposta por Bosi (1995). Essa abordagem qualitativa permite uma análise aprofundada das narrativas das professoras, contribuindo para a compreensão dos efeitos da Lei 9.394/1996 no contexto do curso de magistério do Instituto de Educação Estado do Pará.

Presidente - 2657198 - VIVIAN DA SILVA LOBATO
Interno - 1212471 - CLARICE NASCIMENTO DE MELO
Interno - 1323011 - LIVIA SOUSA DA SILVA
Externo à Instituição - MARGARETE MAY BERKENBROCK ROSITO