Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA SILVA DE ALMEIDA

DISCENTE: FERNANDA SILVA DE ALMEIDA
DATA: 25/08/2023
LOCAL: NEB Sala a definir

Práticas Pedagógicas na Perspectiva da Pedagogia da Alternância da Casa Escola da Pesca – Ilha de Caratateua – Outeiro - PA

Práticas Pedagógicas, Pedagogia da Alternância e Educação Integral

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação

A presente dissertação em desenvolvimento, está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica pertencente a Universidade Federal do Pará e tem por objetivo analisar as Prática Pedagógicas por Alternância da Casa Escola da Pesca – CEPE, localizada na IlhadeCaratateua – PA. A pesquisa tem por objetivo geral analisar as Práticas Pedagógicas porAlternância desenvolvidas na Escola Casa da Pesca, para identificar quais as perspectivas da formação desenvolvida na instituição em estudo. Os objetivos específicos desse trabalho buscam identificar as práticas pedagógicas por Alternância da Casa Escola da Pesca, analisar o Projeto Político e Pedagógico da escola em questão e verificar como são estabelecidas as relações entre professor e alunos no processo formativo na escola em questão. Problematizamos quais perspectivas as Práticas Pedagógicas por Alternância na Casa Escola da Pesca, na Ilha do Outeiro-PA são desenvolvidas? São desenvolvidas na perspectiva de emancipação humana ou de formação subordinada ao capital? Adotamos o Método Histórico Dialético, pois nos permite uma análise para além das superficialidades dos fenômenos, da pseudoconcreticidade buscamos apreender o movimento da realidade, evidenciando assim nos resultados da pesquisa não apenas a aparência, mas também a essência por trás daquilo aparente. A pesquisa está fundamentada na abordagem qualitativa e estruturada em duas etapas. Na primeira etapa foi realizado um levantamentobibliográfico, sistematização e fichamentos acerca da prática pedagógica a partir de autores referência no tema como; Araujo (2012), Zabala(1998), Gasparin(2011), Saviani (2003). De autores relacionados a Pedagogia da Alternância como: (Quadros; Bernartt (2011), Gimonet (1999), Pessoti (1978), Nosella (2007), Araujo; Silva (2023) e também de autores Marxistas e da área trabalho educação como :Frigotto; Ciavatta (2012), Paro (2009), Gramsci (2006), Mészáros (2005), Araujo; Rodrigues (2011), Machado (2006) Pistrak (2000), Frigotto; Ciavatta (2012). Comobjetivodeaprofundarmosareflexãosobre oreferencialteórico afim demelhorcompreendermoso objeto denosso estudo. Nosegundoetapa da pesquisa realizamos o trabalho de campo e como instrumentos para coleta de dados utilizamos entrevistassemiestruturadas, observação e análise de documentos. Como resultados parciais da pesquisa apresentamos uma análise preliminar da entrevista realizada até o momento e dos documentos que tivemos acesso, buscamos evidenciar a concepção de educação pensada no contexto capitalista e a formação de trabalhadores a partir da histórica fragmentação entre teoria e prática instaurada como estratégia para limitar o conhecimento e a formação deste trabalhador, o texto traz algumas reflexões marxistas que elevam a compreensão do trabalho e da educação como estratégias de emancipação humana, consciência e compreensão da realidade.

Presidente - 1152796 - RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO
Interno - 2835103 - BENEDITA ALCIDEMA COELHO DOS SANTOS MAGALHAES
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Externo à Instituição - LUDIMILA OLIVEIRA HOLANDA CAVALCANTE