Banca de QUALIFICAÇÃO: AILTO RAMOS DA SILVA

DISCENTE: AILTO RAMOS DA SILVA
DATA: 25/08/2023
LOCAL: Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica

O NOVO ENSINO MÉDIO COMO POLÍTICA CURRICULAR: uma análise da implementação do Projeto de Vida em uma escola de Ananindeua-PA

Reforma do Ensino Médio. Práticas curriculares. Projeto de vida. Formação

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

A presente pesquisa tem como objeto de estudo as práticas curriculares construídas no processo de implantação do projeto de vida no contexto do Novo Ensino Médio em uma escola de Ananindeua-PA. Neste sentido, pressupõe-se que a Reforma do Ensino Médio, instituída através da Lei n. 13.415/2017, ao indicar a necessidade dos jovens construírem seus projetos de vida, ocasiona em novos direcionamentos para o trabalho dos/as professores/as em sala de aula. Desta forma, questiona-se: que práticas curriculares os professores construíram no processo de implantação do projeto de vida no contexto do Novo Ensino Médio em uma escola de Ananindeua-PA e as implicações na formação escolar dos jovens? Com essa problemática tem-se o intuito de analisar as práticas curriculares construídas no processo de implantação do projeto de vida no contexto do Novo Ensino Médio em uma escola de Ananindeua-PA. Para tanto, realizou-se uma contextualização do Ensino Médio em sua historicidade, apoiando-se em documentos emanados de âmbito federal e em autores como: Nascimento e Faria (2021), Cunha (2017), Nascimento (2007), Saviani (2008), Ramos e Frigotto (2017), entre outros. Com relação aos procedimentos metodológicos, esta investigação tem abordagem qualitativa, sendo do tipo pesquisa de campo, com base em Minayo (2021) e Bogdan e Biklen (1994), para produção dos dados optou-se por realizar entrevistas semiestruturadas com os/as professores/as responsáveis em ministrar a Unidade Curricular Projeto de Vida na escola investigada e de uma análise documental, concernente aos documentos exarados na Reforma do Ensino Médio, sustentando-se em Evangelista (n, d). A análise dos dados será fundamentada na técnica análise de conteúdos a partir das proposições de Franco (2021). A princípio observa-se que, historicamente, o Ensino Médio foi fruto de embates e conflitos de interesses quanto a formação a ser propiciada aos estudantes que o vivenciam, tendo sua última alteração evidenciada pela Lei n. 13.415/2017, a qual em conjunto com outros documentos instituíram uma reforma educacional nesta etapa de ensino.

Presidente - 2495174 - CLEIDE CARVALHO DE MATOS
Interno - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Externo à Instituição - ANTONIA COSTA ANDRADE
Notícia cadastrada em: 21/08/2023 13:26