Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA SHIRLEY RAMOS SANTOS

DISCENTE: ANA SHIRLEY RAMOS SANTOS
DATA: 21/08/2023
LOCAL: Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica

A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NUMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

CURRÍCULO, PARTICIPAÇÃO; CRIANÇA; EDUCAÇÃO INFANTIL

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Ao reconhecer a relevância da participação das crianças tanto nas pesquisas quanto nas demais práticas sociais das quais fazem parte, bem como acreditando no espaço da escola como lócus cultural importante na vida das crianças considero ser necessário criar intervenções pedagógicas que respeitem a participação das crianças, em prol da qualidade da/na educação da primeira infância. A presente pesquisa busca analisar as possibilidades de participação vivenciadas pelas crianças pequenas nas práticas curriculares da Unidade Educação Infantil Catalina I- Belém /PA, por meio da observação e da escuta das crianças, assumindo aportes teórico-metodológicos da abordagem qualitativa, numa perspectiva histórico-cultural de L.S. Vygotsky. A pesquisa envolveu a produção de dados empíricos mediante procedimentos de observação participante, entrevistas narrativas e desenhos. O estudo teve como lócus uma Unidade de Educação Infantil da Rede Municipal de Belém do Pará. Como sujeitos foram consideradas as crianças integrantes desta Unidade na turma do Jardim II (pré-escola), com 05 anos de idade. Como a centralidade desta pesquisa é a escuta das crianças, assumo todos os cuidados éticos e metodológicos que pautam as especificidades da pesquisa com crianças. Ouvir as crianças foi sem dúvida desafiador. A técnica de análise utilizada foi a análise textual discursiva,  que por meio da investigação das experiências das crianças como partícipe do processo apontar  suas percepções acerca da vida cotidiana na escola, da mesma forma o quanto são competentes para participarem ativamente na (co) construção do contexto educativo do qual fazem parte, como sujeitos humanos com especificidades históricas e sociais, capazes de aprender e se desenvolver em condições de possibilidades, de produzir cultura e participar dos contextos em que vivem; sua educação tem função social de promover seu desenvolvimento integral por meio da promoção de currículos compostos pelo conjunto de práticas e experiências desenvolvidas pelos profissionais responsáveis e vivenciadas pelas crianças articulando saberes e experiências que respeitem suas especificidades infantis em contextos de interação e brincadeiras.

Presidente - 2549696 - DANIELE DOROTEIA ROCHA DA SILVA DE LIMA
Interno - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Externo ao Programa - 949.549.332-34 - SEBASTIAO RODRIGUES MOURA - IFPA
Externo à Instituição - ROSIMEIRE COSTA DE ANDRADE CRUZ