Banca de QUALIFICAÇÃO: GLAICE DA SILVA NASCIMENTO

DISCENTE: GLAICE DA SILVA NASCIMENTO
DATA: 16/08/2023
LOCAL: PPEB NEB UFPA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA PARAENSE: da formação continuada em Programas de Pós-Graduação à prática pedagógica na Educação Básica na Amazônia Paraense, estado do Pará

Educação Ambiental. Práticas Pedagógicas. Educação Básica.

ÁREA: Educação

RESUMO: O presente trabalho tem o objetivo de analisar as produções acadêmicas que abordam Educação Ambiental na Amazônia paraense, decorrentes da formação continuada dos Programas de Pós-Graduação e que refletem nas práticas pedagógicas da Educação Básica do estado do Pará. A ideia é justamente compreender o desenvolvimento da temática e sua efetivação na escola básica, motivo pelo qual foi levantada a seguinte questão geral, que irá nortear o desenvolvimento da pesquisa: a formação oferecida pelos programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu na Amazônia, em particular na UFPA, tem o potencial de fortalecer a prática pedagógica dos profissionais da Educação Básica, capacitando-os para abordar a Educação Ambiental de forma crítica, na busca pela superação da visão despolitizada, acrítica, ingênua e naturalista ainda muito presente na prática pedagógica das instituições de ensino? Os questionamentos levantados com base nesta indagação geral são os seguintes: a) Quais os conhecimentos oferecidos, discutidos e aprofundados no âmbito da Educação Ambiental no contexto dos PPGs da UFPA? b) Como e de que maneira as dissertações e teses defendidas no âmbito dos PPGs da UFPA abordam a Educação Ambiental? c) Quais as implicações dessa formação oferecida pelos PPGs da UFPA nas práticas pedagógicas no contexto da escola básica? d) As formações promovidas pelos PPGs operam mudanças significativas nas práticas pedagógicas no chão da escola básica? – se sim, em que sentido? Dessa forma, a metodologia está pautada na abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica, documental, com realização de análise de conteúdo a partir de 15 dissertações de mestrado sobre a temática em tela. Os resultados serão obtidos por meio do levantamento realizado nas unidades formativas da Região Metropolitana de Belém, haja vista que, no levantamento preliminar realizado nos PPGs das universidades e centros formativos privados e públicos, verificou-se que a UFPA possuía produção intelectual pertinente para a construção do corpus da pesquisa. Conclui-se que a relevância do estudo para o tema da Educação Básica e da Educação Ambiental na Amazônia está em mapear o que tem sido pesquisado e produzido no campo formativo de professores e os impactos nas práticas pedagógicas na escola básica e, consequentemente a sua contribuição para o desenvolvimento educacional na Amazônia Paraense.

Presidente - 2190538 - JOSE BITTENCOURT DA SILVA
Externo ao Programa - 1718163 - JESUS DE NAZARE CARDOSO BRABO
Externo à Instituição - SHEYLA ROSANA OLIVEIRA MORAES
Notícia cadastrada em: 11/08/2023 15:24