Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: IVONEIDE DOS REIS BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVONEIDE DOS REIS BRITO
DATA: 14/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica
TÍTULO:

EXPERIÊNCIAS MUSICAIS NO BERÇÁRIO: narrativas das práticas curriculares das docentes de um espaço de educação infantil no município de Belém


PALAVRAS-CHAVES:

Linguagem musical; Prática curricular; Narrativas docentes; Berçário


PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO:

 Esta pesquisa ancora-se na abordagem qualitativa e do tipo pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2011), tendo como tema a música no currículo da educação infantil, especificamente em uma turma de berçário da rede municipal de educação de Belém do Pará, a partir do objeto, a linguagem musical nas práticas curriculares das docentes de uma turma de berçário na EMEI Pratinha. Ao entender a música enquanto linguagem potencializadora de desenvolvimento dos bebês, este estudo tem como objetivo geral: Analisar em que termos, a partir das narrativas docentes, se constitui a linguagem musical nas práticas curriculares de uma turma de berçário na EMEI Pratinha. Para embasar este estudo lanço mão dos seguintes referenciais: Feres (1998); Ilari (2002;); Beyer (2003); Gordon (2008); Brito (2010); Levitin (2010); Lino (2010); Werle (2015); Moreira (2017); Bonato (2021); Chaves (2021); Mião (2022) e dentre outros que abordam a música como potencializadora de desenvolvimento dos bebês em seus estudos, também relaciono com autores que tratam a respeito da docência com e para bebês e das especificidades desse currículo como Tristão (2005); Barbosa (2010); Coutinho (2017); Barbosa e Richter (2018). A fim de alcançar os objetivos da pesquisa, utilizo como procedimentos de coleta dos dados a observação e a entrevista narrativa. Para análise e categorização dos dados adoto a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2006; 2016). Os resultados parciais apontam que as práticas curriculares envolvendo a linguagem musical no berçário, partem das vivências dos bebês e do que eles demonstram interesses, a partir de diálogos com as famílias, sobre vivências musicais que os bebês apreciam no seio familiar ou no meio onde convivem. Assim, dar-se alguns critérios para a escolha dos repertórios e experiências musicais que são propiciados por meio de projetos pedagógicos envolvendo a linguagem musical na turma.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2549696 - DANIELE DOROTEIA ROCHA DA SILVA DE LIMA
Interno - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Externo ao Programa - 949.549.332-34 - SEBASTIAO RODRIGUES MOURA - IFPA
Externo à Instituição - KÁTIA ADAIR AGOSTINHO
Notícia cadastrada em: 10/08/2023 15:52
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1