Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE EWERTON DE SOUSA

DISCENTE: ALINE EWERTON DE SOUSA
DATA: 28/08/2023
LOCAL: NEB
ENSINO DE HISTÓRIA: ESTUDO DAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS E HISTÓRICAS NO ENSINO PRIMÁRIO DE BELÉM DO PARÁ (1946 – 1960)

História do Ensino de história; História das disciplinas escolares História da educação; Nacional-desenvolvimentismo.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Este texto de dissertação insere-se na linha de pesquisa História da Educação Básica sob o eixo temático História do ensino de história. Propõe investigar o ensino de história do ensino primário elementar municipal de Belém na redemocratização brasileira a partir da lei orgânica do ensino primário de 2 de janeiro de 1946, à luz do contexto do nacional desenvolvimentismo. Baseado na problematização da adequação da educação às mudanças de regime ou sistema de governo na história e dos debates acerca das concepções educacionais e históricas que tem influenciado os apontamentos, especialmente, sobre o ensino de história nos últimos sessenta anos para projetos de formação, esse estudo almeja responder a seguinte questão de investigação: Considerando documentos, legislação e as produções historiográficas do período de 1946 a 1960, que categorias, conceitos, temas, questões e objetivos eram abordados no ensino de história deste período no curso elementar (alunos de 7 a 10 anos) do ensino primário fundamental das escolas municipais de Belém? Para responder a essa questão, definimos como objetivo geral: Analisar categorias, conceitos, temas, questões e objetivos postos para a disciplina de história do curso elementar de Belém (Pará). Sobre a metodologia deste trabalho, possui o tipo pesquisa histórica, referenciado em Siman (2003), Aróstegui (2006) e Barros (2005). Sob a perspectiva de contextualização, o aporte teórico dar-se na dimensão historiográfica da História social, apoiado em teóricos como Laville (1999), Le Goff (2014), Thais Fonseca (2011), Selva G. Fonseca (1993), Saviani (2021), Maria Schmidt e Marlene Cainelli (2004); Burke (1992).

Presidente - 1212471 - CLARICE NASCIMENTO DE MELO
Interno - 1244168 - ERINALDO VICENTE CAVALCANTI
Interno - 1152648 - MARIA JOSE AVIZ DO ROSARIO
Externo à Instituição - OLIVIA MORAES DE MEDEIROS NETA