Banca de DEFESA: FABIANA SENA DA SILVA

DISCENTE: FABIANA SENA DA SILVA
DATA: 05/08/2023
LOCAL: NEB

CURRÍCULO E INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL: uma incursão documental na Escola Estadual de Ensino Médio Padre Eduardo na Ilha de Mosqueiro/Belém - PA

Currículo; Escola de Tempo Integral; Educação Integral; Interdisciplinaridade.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Sabe-se que por muitos anos a fragmentação do conhecimento tornou-se fundamental no campo da ciência, porém nas últimas décadas, com a proposta de um novo paradigma de um ensino mais globalizado, considera-se como avanço e relevância para educação que propõe por meio dos currículos prescritos/formal a Interdisciplinaridade como objeto integrador. Sobretudo, no que tange às possibilidades de mudanças no contexto da educação básica. Por meio desta pesquisa, busca-se descrever, como fenômeno, os princípios da interdisciplinaridade na organização curricular de uma escola pública de ensino médio de tempo integral. O objetivo principal foi investigar de que forma a abordagem interdisciplinar e a educação integral se materializam no currículo da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Eduardo, em Tempo Integral, na Ilha de Mosqueiro, por meio dos seus documentos e registros, e como isso pode influenciar no processo de formação para uma educação integral. O estudo em voga é fundamentado no método fenomenológico, de natureza qualitativa, utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental, como sistema operacional, logo adotou como instrumento para a coleta de dados a análise dos documentos que orientam a estrutura organizacional, curricular e pedagógica da referida escola. Os conteúdos dos documentos foram analisados de forma sistemática, manual e digitalmente, tratados pelo software IRAMuTeq, tendo como suporte teórico a análise de conteúdo, para compreensão das mensagens documentais. Consequentemente, verificou-se com o estudo que, embora presente e apesar de comum o uso do termo Interdisciplinaridade em documentos prescritos, legislações, planejamentos e na proposta pedagógica da escola (PPP 2018) e projetos integrados (2022), como objeto de investigação, sua concepção teórica e conceitualização dentro do espaço escolar pode ainda necessitar de mais esclarecimentos no que tange aos caminhos para a promoção do currículo na perspectiva de Educação (em tempo) Integral. Porém, nota-se que a escola vem repensando e refazendo seu processo de ensino e aprendizagem com a perspicácia entre os sujeitos docentes, coordenadores e gestora da escola no que concerne a integração dos saberes e o desenvolvimento integral dos estudantes por meio de um currículo articulado com a comunidade escolar e para além dos muros da escola, o qual é um poderoso documento de identidade em favor de uma proposta educacional integrada com a complexidade da realidade social da Ilha de Mosqueiro.

Presidente - 2220353 - MARCIO ANTONIO RAIOL DOS SANTOS
Interno - 2481484 - IRLANDA DO SOCORRO DE OLIVEIRA MILEO
Externo à Instituição - ROSINEIDE DE SOUSA JUCA
Notícia cadastrada em: 27/07/2023 14:26