Banca de QUALIFICAÇÃO: GLEICE CRISTIANE SOUZA DA SILVA

DISCENTE: GLEICE CRISTIANE SOUZA DA SILVA
DATA: 02/08/2023
LOCAL: PPEB NEB UFPA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: Práticas Pedagógicas de Escolas da Região Metropolitana de Belém (RMB)

Educação Básica; Educação Ambiental Crítica; Práticas Pedagógicas; Unidades de conservação.

ÁREA: Educação

Este trabalho se insere na Linha de Pesquisa Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Currículo e Gestão da Escola Básica-PPEB, do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica-NEB, da Universidade Federal do Pará-UFPA. Contido nesta conjuntura, temos a Educação Ambiental (EA) e a sua inserção nas Práticas Pedagógicas, caracterizando o objeto de pesquisa. Nesse sentido, o problema que move esta investigação se centra na seguinte questão:  como se configuram as Práticas Pedagógicas de Educação Ambiental implementadas por escolas públicas estaduais, de Belém, enquanto ambientes formais de ensino, em Unidades de Conservação (UC) da Região Metropolitana de Belém (RMB)? Este estudo tem como objetivo analisar as Práticas Pedagógicas em EA desenvolvidas por escolas da RMB nas unidades de conservação (UCs) no qual buscamos desenvolvê-lo com fundamentação teórico-metodológica baseada no método do materialismo histórico-dialético através de uma abordagem qualitativa. Como técnica de coleta dos dados em campo utilizaremos a observação participante e entrevistas semiestruturadas. Os dados levantados serão sistematizados e analisados com base em Bardin e sua Análise de Conteúdo. A primeira ação metodológica, alicerce da pesquisa, é a revisão da literatura em que constatamos, preliminarmente, que há um número expressivo de práticas educativas com características conservadoras (conservacionista ou pragmática) no que se refere às Unidades de Conservação. Isto pode estar relacionado ao fato de as atividades desenvolvidas neste espaço estarem voltadas, em sua maioria, à preservação dos recursos naturais, centrando-se nos fatores ecológicos, biológicos e geológicos, mas deixando de lado, muitas vezes, as relações socioeconômicas e culturais.

Presidente - 2190538 - JOSE BITTENCOURT DA SILVA
Externo ao Programa - 2327571 - ANDRE LUIS ASSUNCAO DE FARIAS
Externo à Instituição - ADRIANA RAMOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 26/07/2023 11:42