Banca de DEFESA: BIANCA PEREIRA DE SOUSA

DISCENTE: BIANCA PEREIRA DE SOUSA
DATA: 27/07/2023
LOCAL: Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Educação Básica - NEB

O CONHECIMENTO PRODUZIDO SOBRE ESCOLA JUSTA E GESTÃO DEMOCRÁTICA EM DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIROS NO PERÍODO DE 2010 A 2022

Educação básica. Escola Justa. Gestão Democrática. Justiça.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Filosofia da Educação

A presente pesquisa tem como tema a Escola Justa e Gestão Democrática e trouxe como objeto de estudo o estado do conhecimento desenvolvido sobre Gestão Democrática e Escola Justa em dissertações e teses entre os anos de 2010 a 2022. O objetivo geral deste estudo foi analisar a produção do conhecimento sobre o tema Gestão Democrática e Escola Justa, expresso em dissertações e teses produzidas e defendidas em programas de pós-graduação brasileiros no período de 2010 a 2022. Os objetivos específicos foram examinar os objetos de estudos que vieram sendo privilegiados nas dissertações e teses produzidas nos programas de pós-graduação brasileiros sobre o tema Gestão Democrática e Escola Justa, no período de 2010 a 2022; identificar os objetivos delineados para a realização das pesquisas produzidas e aqui analisadas; identificar os aportes teóricos e as escolhas metodológicas adotadas nas dissertações e teses produzidas nos programas de pós-graduação brasileiros sobre o tema Escola Justa e Gestão Democrática; e entender os aspectos e dimensões que estão sendo destacados e privilegiados sobre o tema Escola Justa e Gestão Democrática, nas dissertações e teses produzidas nos programas de pós-graduação brasileiros, no período de 2010 a 2022. Com esse estudo, objetivou-se responder a seguinte questão central: qual o estado do conhecimento sobre o tema Escola Justa e Gestão Democrática gerado a partir de dissertações e teses produzidas e defendidas em programas de pós-graduação no Brasil, no período de 2010 a 2022, disponíveis nas bases de dados da CAPES, da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações? Para a coleta dos dados, será realizada pesquisa bibliográfica, enquanto a análise dos dados coletados foi realizada por métodos quali-quantitativos, e a apreciação dos dados ocorreu à luz da análise de conteúdo, conforme apresentado por Bardin (2011). A Análise de Conteúdo objetiva analisar o que foi dito em meio a uma investigação, construindo e apresentando concepções em torno de um objeto de estudo. A análise do material coletado segue um processo rigoroso frente às fases definidas por Bardin (2011), como: Pré-análise; Exploração do material; e Tratamento dos resultados. As análises evidenciaram que: (1) é possível verificar que o tema da escola justa esteja presente em produções de Programas de Pós-Graduação de diferentes regiões do país; (2) a temática da escola justa é abordada majoritariamente no campo da educação e pensada como possiblidade de educar para a participação social conhecendo suas dificuldades, bem com educar para a democracia, porém isso implica na formação de bases teóricas para a resolução de conflitos e tensões, portanto, essa preparação somente é possível pela educação em suas múltiplas expressões e formas.

Presidente - 2555964 - DINAIR LEAL DA HORA
Interno - 1486870 - FABRICIO AARAO FREIRE CARVALHO
Interno - 2153065 - MARIA DO SOCORRO DA COSTA COELHO
Externo à Instituição - TANIA REGINA LOBATO DOS SANTOS