Banca de DEFESA: MALENA DE SOUZA MIRANDA

DISCENTE: MALENA DE SOUZA MIRANDA
DATA: 05/07/2023
LOCAL: NEB

PERCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO CURRÍCULO DE BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DA UTILIZAÇÃO DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS E METODOLOGIAS ATIVAS NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA.

Currículo. Educação básica. Ensino de Biologia. Inovação Pedagógica. Metodologias ativas.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

O ensino de Biologia da Educação Básica (EB) tem como função, assim como todos os demais conhecimentos baseados na nossa legislação formar para a cidadania, trabalho e prosseguimento nos estudos, entretanto, será que as escolas, seus currículos e docentes estão promovendo educação cidadã, efetiva e democrática? Marcada por graus de descontextualização, memorização, repetição e caráter livresco o ensino da disciplina necessita ser revisto. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo geral: Analisar as percepções docentes acerca do Currículo de Biologia e da utilização de Inovações Pedagógicas (IP) e Metodologias Ativas (MA), bem como, compreender se o uso destas tem tornado o ensino-aprendizagem da disciplina de Biologia da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) dinâmico. Como percurso metodológico elencamos a abordagem qualitativa, alinhada ao método fenomenológico e o tipo de pesquisa escolhido foi o estudo de caso intrínseco, salientamos ainda que como técnicas de coleta de dados lançamos mão dos documentos da EAUFPA como etapa primeira configurada por meio de uma etapa documental da pesquisa e  posteriormente uma pesquisa de campo que compreendeu entrevistas semiestruturadas com 5 docentes de Biologia da EAUFPA. No que se refere aos resultados obtidos destacamos que os documentos da instituição apresentam numerosos vestígios da utilização de IP e MA, bucando desenvolvê-las visando à promoção de uma educação libertária, crítica e à formação integral dos educandos. Referente às entrevistas docentes conseguimos identificar que as percepções de currículo dos educadores possuem três vieses de pensamento distintos; as de IP confluem para duas categorias; as de MA apenas uma, enquanto as de Ensino Dinâmico (ED) para apenas uma também.  Foi ainda destacado pelos educadores que as práticas docentes desenvolvidas por eles apresentam-se como inovadoras e que o ensino de Biologia na escola constitui-se como Dinâmico. Os sujeitos da pesquisa salientaram que as formas distintas e vastas de inovar são elementos constituintes do ensino na instituição e que por meio delas são construidas aprendizagens dinâmicas, o que para nós apresenta-se como elemento fundamental para a promoção de conhecimentos potentes, bem como, instrumentos de reinvenção das práticas docentes e inversão dos papeis de protagonismo na escola, permitindo ao aprendente ser o foco do processo de aprendizagem e valorando educador e educando enquanto sujeitos autônomos, buscando subverter práticas tradicionais tão presentes e cristalizadas no ensino de Biologia.

Presidente - 2220353 - MARCIO ANTONIO RAIOL DOS SANTOS
Interno - 2333806 - LEONARDO ZENHA CORDEIRO
Externo à Instituição - SANAIDA MARIA VASCONCELOS
Notícia cadastrada em: 21/06/2023 08:13