Banca de DEFESA: RAISSA CARVALHO DINIZ

DISCENTE: RAISSA CARVALHO DINIZ
DATA: 05/04/2023
LOCAL: NEB 01

O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES NA PLATAFORMA DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PRODUZIDAS NO PERÍODO DE 2010 A 2020

Alfabetização e Letramento. Inclusão Escolar. Deficiência Intelectual

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo

Discutir sobre o processo de alfabetização e letramento destinado aos alunos público-alvo da educação especial configura-se como uma demanda premente considerando o grande quantitativo de alunos matriculados em instituições públicas brasileiras, neste sentido, alicerçamos o debate da educação inclusiva no campo da luta pelos direitos humanos numa tentativa de repensarmos a escola e suas funções para oferecer além do acesso, a participação e permanência assegurando a formação integral dos alunos enquanto sujeitos. Dessa maneira, definimos como objeto de investigação: “O estado do conhecimento acerca da alfabetização e letramento de alunos com deficiência intelectual em dissertações e teses produzidas entre 2010 e 2020”. Para este intento, definimos como problema de investigação: O que revelam as teses e dissertações sobre alfabetização e letramento de alunos com deficiência intelectual produzidas entre 2010 e 2020? Este problema se desdobra em duas questões norteadoras: 1. Quais pressupostos teóricos fundamentam as teses e dissertações sobre alfabetização e letramento de alunos com deficiência intelectual? 2. De que forma as pesquisas sobre alfabetização e letramento de alunos com deficiência intelectual são abordadas nas teses e dissertações desenvolvidas entre 2010 e 2020? Para tanto, esta pesquisa tem como objetivo geral: Analisar o estado do conhecimento acerca da alfabetização e letramento de alunos com deficiência intelectual em dissertações e tese produzidas entre 2010 e 2020. Esta dissertação se delineia a partir de uma abordagem qualitativa, bibliográfica do tipo estado do conhecimento e como técnica para coleta de dados utilizamos a análise de conteúdo. As análises se debruçaram sobre aspectos de contextualização, os quais revelaram o quantitativo de vinte (dissertações) e seis (teses), tais números evidenciam um baixo quantitativo concentrado na região sudeste o que revela a pertinência de ampliação desta discussão para as demais regiões do país; enquanto que os aportes metodológicos demonstraram que muito ainda precisa se avançar no que se tange a metodologia científica, haja vista, que dos 26 trabalhos apreciados, sete não informaram a abordagem que apoiava sua pesquisa, onze não apresentaram a técnica utilizada; e quatorze não esclareceram a técnica empregada para suas análises. Sobre os aportes teóricos, estes evidenciaram que cerca de 34,62% das pesquisas aplicam ou defendem a utilização da consciência fonológica como requisito para aprendizagem da leitura e escrita para alunos com deficiência intelectual; 23% realizam algum tipo de avaliação para identificar capacidades intelectuais dos alunos, considerando pressupostos clínicos, os quais voltam-se para adoção e aplicação de testes quantitativos para aferir os níveis de inteligência. e aproximadamente 38,46% discutem este processo vinculados a uma concepção histórico-cultural pautados em autores como Vigotski e Luria para discutir sobre processos de mediação, interação e troca com o meio social, meios estes que favorecem o desenvolvimento para atividade cultural da leitura e da escrita.

Presidente - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Interno - 2481484 - IRLANDA DO SOCORRO DE OLIVEIRA MILEO
Externo à Instituição - FABIANY DE CASSIA TAVARES SILVA
Notícia cadastrada em: 06/04/2023 11:03