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Banca de DEFESA: GLEYCE DOS SANTOS LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLEYCE DOS SANTOS LIMA
DATA: 30/01/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Núcleo de estudos transdisciplinares em educação básica
TÍTULO:

 

O CURRÍCULO DO BERÇÁRIO: Reflexões a Partir das Narrativas das Professoras da Rede Pública de Belém.65


PALAVRAS-CHAVES:

currículo-Cotidiano; Bebês; Narrativas-Docência.

BANCA


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O que os relatos das professoras revelam sobre a produção do currículo para o berçário? Como o protagonismo do bebê se evidencia nesse desdobrar do currículo? E quais as relações entre currículo e o cotidiano são percebidas? Tais inquietações emergiram e constituem-se como base para a tessitura desta pesquisa qualitativa de cunho narrativo (CLANDININ; CONELLY, 2011), cujas relações objetivam compreender a construção do currículo do berçário a partir das narrativas de professoras da rede pública de Belém/PA. Nesta trama, para dar visibilidade a essas relações utiliza-se a Análise Textual Discursiva (ATD) de Morais e Galiazzi (2016).Deste modo específico, nos aproximamos das intenções de: (i) analisar as especificidades do currículo com os bebês por meio dos apontamentos das professoras;(ii) investigar como o protagonismo do bebê se relaciona com a elaboração desse currículo; e (iii) observar de que maneira a relação entre cotidiano do berçário e currículo são perceptivas nas narrativas das professoras. Neste movimento investigativo foram utilizados diferentes autores relacionados ao tema proposto, tais como: como Sacristán (2000) que analisa uma forma mais ampla sobre o currículo; Barbosa e Richter (2018) que já discutem sobre o currículo da educação infantil; Rodrigues (2019), Tristão (2004), Guimarães e Garms (2013), Carvalho e Fochi (2017, 2018) que discorrem sobre currículo, educação e cotidiano de bebês; entre outros. Os dados coletados foram gerados de documentos de quatro entrevistas narrativas com professoras do berçário da rede pública de Belém. Entre os achados até o momento, as narrativas revelaram-se grandes aliadas na compreensão do cotidiano e na construção do currículo para bebês, considerando o cotidiano do berçário como um catalisador de vivências e aprendizagens dos bebês, sinalizando a importância de o bebê ser a centralidade da ação pedagógica e da tessitura curricular. Outrossim, o estudo percorre as experiências e aprendizagens que os docentes dos berçários evidenciam em suas narrativas, destacando a sutileza e a peculiaridade da ação pedagógica para essa faixa etária.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2549696 - DANIELE DOROTEIA ROCHA DA SILVA DE LIMA
Interno - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Interno - 1486870 - FABRICIO AARAO FREIRE CARVALHO
Externo ao Programa - 949.549.332-34 - SEBASTIAO RODRIGUES MOURA - IFPA
Externo à Instituição - ROSIMEIRE COSTA DE ANDRADE CRUZ
Notícia cadastrada em: 26/01/2023 22:03
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