Banca de DEFESA: MARLUCE BATISTA SILVA CARDOSO

DISCENTE: MARLUCE BATISTA SILVA CARDOSO
DATA: 27/01/2023
LOCAL: NÚCLEO DE ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO BÁSICA

ORIENTAÇÕES OFICIAIS DA REDE MUNICIPAL  DE EDUCAÇÃO  DE BELÉM PARA AS PRÁTICAS CURRICULARES NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19 (2020-2021)

currículo; orientações oficiais; práticas curriculares; SEMEC; pandemia de Covid-19.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo

Esta pesquisa resulta dos estudos que são realizados pela linha de pesquisa Currículo da Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Currículo da Escola Básica, tendo como temática as “Práticas curriculares na educação básica” e como objeto de estudo “As orientações oficiais para práticas curriculares dos docentes da Rede Municipal de Educação de Belém no período da pandemia”. A pesquisa estrutura-se com base na seguinte questão de investigação: “No período da pandemia de Covid-19, que orientações oficiais foram prescritas para a orientação das práticas curriculares dos docentes da Rede Municipal de Educação de Belém?” Outras perguntas foram lançadas para nortear a problemática em questão: “Quais normativas foram implementadas pelo Sistema Municipal de Educação de Belém para orientar o funcionamento da Rede Municipal de Educação no período da pandemia? Quais orientações oficiais foram definidas pelo Sistema municipal de Educação de Belém no que diz respeito à gestão e à organização do currículo das escolas municipais de Belém? Quais orientações oficiais foram formuladas acerca da seleção dos conteúdos que os docentes da rede municipal de educação de Belém deveriam trabalhar nas salas de aula durante o período da pandemia?” Definimos como objetivo geral analisar as orientações oficiais prescritas para a orientação das práticas curriculares dos docentes da Rede Municipal de Educação de Belém, no período da pandemia de Covid-19. Temos os seguintes objetivos específicos: identificar as normativas que foram implementadas pelo Sistema Municipal de Educação de Belém para orientar o funcionamento da Rede Municipal de Educação no período da pandemia;  compreender as orientações oficiais definidas pelo Sistema Municipal de Educação de Belém no que diz respeito à gestão e organização do currículo das escolas municipais de Belém; verificar as orientações oficiais que foram formuladas acerca da seleção dos conteúdos que os docentes da Rede Municipal de Educação de Belém deveriam trabalhar nas salas de aula durante o período da pandemia. O estudo apoiou-se numa dimensão qualitativa, por meio de pesquisa na coleta de dados pesquisa documental, sendo dois documentos analisados: o calendário letivo aprovado pelo Conselho Municipal de Educação de Belém, no ano de 2020, pela Resolução nº 30-CME, 22/12/2022, Parecer nº 86/20 e o “Plano de retorno das atividades semipresenciais para o 2º semestre letivo-2021: Belém, cidade alfabetizada e educadora”. No tratamento dos dados, recorreremos à análise de conteúdo. O resultado indicou que as orientações oficiais para as práticas curriculares aconteceram com base nas normativas oficiais que perpassaram pela reorganização do calendário escolar para os anos 2020 e 2021. O uso do curriculum continuum conduziu a gestão e organização do currículo para o ensino remoto e híbrido. Contudo, não indicou os conteúdos curriculares e só apontou a necessidade da construção de atividades paras as unidades curriculares das etapas de ensino. Conclui-se que houve sim orientações oficiais que nortearam a educação das escolas municipais da cidade de Belém-PA, conduzindo as práticas curriculares dos professores e que essas foram se aprimorando ao longo do processo curricular.

Presidente - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Interno - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Externo à Instituição - VERÔNICA GESSER
Notícia cadastrada em: 06/01/2023 10:42