Banca de DEFESA: IRACEMA DOS SANTOS TELES

DISCENTE: IRACEMA DOS SANTOS TELES
DATA: 31/01/2023
LOCAL: NÚCLEO DE ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO BÁSICA

O CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NAS TRÊS VERSÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

BNCC. Educação Infantil. Currículo

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

O trabalho apresentado anuncia estudos que culminaram na produção desta dissertação de mestrado. Trata de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará-PPEB/UFPA, LINHA DE PESQUISA CURRÍCULO E ESCOLA BÁSICA. Este estudo explora o tema Base Nacional Comum Curricular/BNCC, mais especificamente a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil/BNCCEI. Teve como objetivo geral analisar as mudanças e permanências presentes nas três versões da BNCC no que tange as concepções e currículo para a educação infantil. Para uma melhor compreensão do objeto de estudo “O currículo para a educação infantil nas três versões da BNCC elaboradas pelo Governo Federal Brasileiro”, foram definidos, ainda, três objetivos específicos quais são: identificar as mudanças e permanências  na concepção de infância que orientou a proposta de currículo para a educação infantil nas três versões da BNCC elaboradas pelo governo brasileiro; discutir a organização curricular proposta em cada uma das três versões da BNCC para a educação infantil e comparar os conhecimentos que foram valorizados nas três versões da BNCC para a educação infantil. Para o desenvolvimento da pesquisa preferimos realizar um estudo qualitativo de cunho documental. Os dados foram coletados através da técnica de análise documental e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Os dados evidenciaram que, nas três versões da BNCC para a Educação Infantil, não há o anuncio explícito da concepção de infância que orienta as prescrições curriculares, porém, a análise dos documentos permite evidenciar que a concepção de criança enquanto sujeito histórico e de direitos se faz neles presente. Infere-se que a concepção de infância que considera a criança como protagonista, um ser ativo em seu meio social permaneceu nas três versões do documento. Quanto a organização curricular, os três documentos, expressam, notoriamente, que se dá pelos Campos de Experiências, é possível inferir que são eles que indicam as experiências que as crianças da Educação Infantil devem aprender para que se desenvolvam.  Entretanto, existem outros elementos que se inter-relacionam com esses campos e interferem na organização curricular como as competências gerais que surgiu na última versão; os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e os grupos etários apresentados nas duas últimas versões. Por fim, os conhecimentos prescritos e valorizados no currículo nacional se apresentam na BNCCEI, pois é possível perceber diferentes conhecimentos selecionados nos três documentos, entretanto, na primeira e segunda versão da BNCC houve um equilíbrio na distribuição desses conhecimentos dentro do campo de experiência, já na versão oficial da BNCC os conhecimentos que se interligam com a antecipação da alfabetização ganhou destaque e se sobressaíram na BNCC, sendo estes conhecimentos os mais valorizados na Educação Infantil.  Frente a isso, essa pesquisa pretendeu contribuir com a ampliação do debate acerca da BNCC da Educação Infantil, principalmente, as questões curriculares das três versões apresentadas pelo governo brasileiro.

Presidente - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Interno - 2495174 - CLEIDE CARVALHO DE MATOS
Externo à Instituição - JOÃO OTACILIO Libardoni dos Santos
Notícia cadastrada em: 06/01/2023 10:42