Banca de DEFESA: THAIS PIMENTA PIMENTEL

DISCENTE: THAIS PIMENTA PIMENTEL
DATA: 12/12/2022
LOCAL: Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica

Histórias de professoras negras de escolas públicas do município  de Belém do Pará, no período de 2004 a 2014

Professoras negras; educação básica; práticas pedagógicas, educação antirracista; história de vida.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Esta dissertação problematiza as histórias (trajetórias) de professoras negras e suas práticas pedagógicas no trato da valorização da identidade negra na escola básica da rede pública de ensino de Belém/PA. Trata-se de compreender de que modo essas professoras construíram suas identidades negra e profissional, possibilitando verificar como isso se reverbera nas práticas pedagógicas para uma educação antirracista, além de discutir e refletir a respeito das estratégias de enfrentamento ao racismo na sociedade presentes na escola. Desse modo, a pesquisa tem como objetivo geral: “Por meio da História Oral, analisar as estratégias pedagógicas utilizadas pelas professoras negras, das escolas públicas de Belém do Pará, que contribuíram para a valorização da identidade negra, de 2004 a 2014”. A investigação foi realizada por meio da metodologia da história oral, considerando a técnica da história oral de vida, elegendo-se a entrevista como instrumento mais adequado para apreender sobre a formação identitária negra e profissional, bem como a consideração das práticas pedagógicas das professoras negras, sujeitas históricas sociais desse estudo. Para a análise dos resultados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. O trabalho ancorou-se nos aportes teóricos e metodológicos dos autores: Alberti (2013); Minayo (2013); Meihy; Holanda (2019); Thompson (1992); Gomes (1995); Teixeira (2006), Muller (2008); Munanga (2005); Bardin (2011), entre outros. Participaram da pesquisa doze professoras negras da rede municipal de Belém do Pará. Os resultados revelaram que a formação identitária negra, construída ao longo de suas vidas, se tornou uma forma de resistência a partir do momento em que essa autoafirmação identitária passa a ser um marcador positivo no espaço de atuação. Nesse sentido, a profissão do magistério aparece como uma forma de ascensão social na vida dessas mulheres negras, sendo seu processo formativo inicial marcado por um currículo que invisibilizou a identidade negra, processo esse ressignificado por outras experiências em grupos de estudos, movimentos socias e referências a outras mulheres negras. Em relação às práticas pedagógicas, observou-se alguns trabalhos preocupados com a valorização das características negras, que buscam por meio de marcadores positivos a valorização da contribuição do povo negro na identidade nacional brasileira, assim como a desconstrução social negativa sobre o corpo negro, aparecendo os recursos literários (livros, contação de história) e o espaço da biblioteca como estratégias no desenvolvimento dessas práticas. Portanto, a preocupação em desenvolver práticas pedagógicas sobre a valorização da identidade negra está diretamente relacionada às vivências que as professoras tiveram ao longo de suas trajetórias, o que também está ligado à compreensão política social a respeito da importância da representatividade negra nos espaços educativos no viés positivo, que elas têm ao ocuparem o cargo docente na escola básica, tornando-se uma referência para todas/os educandas/os. Sendo assim, as práticas pedagógicas são um meio importante para o enfrentamento ao racismo e à construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todas/os.

Interno - 1212471 - CLARICE NASCIMENTO DE MELO
Externo à Instituição - MAGDA CARMELITA SARAT OLIVEIRA
Presidente - 1152648 - MARIA JOSE AVIZ DO ROSARIO
Notícia cadastrada em: 06/12/2022 08:29