Banca de DEFESA: ELOAR TEIXEIRA DE BRITO

DISCENTE: ELOAR TEIXEIRA DE BRITO
DATA: 16/11/2022
LOCAL: SALA NEB - 01

O CONTEÚDO DO DISCURSO DE PROTAGONISMO JUVENIL NOS DOCUMENTOS QUE REGULAM O “NOVO” ENSINO MÉDIO.

Ensino Médio; Reforma do Ensino Médio; Lei nº 13.415/2017; Protagonismo Juvenil; Juventude.

ÁREA: Educação

O estudo trás as discussões teóricas da pesquisa em desenvolvimento no âmbito do mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da Universidade Federal do Pará (PPEB/NEB/UFPA). Nosso objeto de pesquisa é o conteúdo do discurso de protagonismo juvenil contido na nova configuração do ensino médio por meio da Lei 13.415 de fevereiro de 2017, a problemática consiste em analisar o conteúdo do discurso de protagonismo juvenil que a Lei 13.415 e os documentos referentes à sua implementação carrega. Para tanto, nossa revisão bibliográfica conta com as contribuições de Shiroma e Evangelista (2014) e Shiroma (2012) referentes à influência dos organismos multilaterais na educação, Krawczyk (2014) sobre o reflexo desses organismos no ensino médio. Utilizamos também das contribuições de Araujo (2019) sobre dualidade, diversidade da oferta e desigualdade nesta etapa de ensino. Sobre as concepções teóricas sobre juventude destacamos Groppo (2016, 2015), e no que se refere à construção teórica sobre protagonismo juvenil utilizamos as contribuições de Zibas; Ferretti; Tartuce (2005),dentre outras referências. Nosso objetivo geral consiste em analisar os sentidos do uso do termo protagonismo juvenil nos documentos da reforma do ensino médio de 2017, os objetivos específicos são: identificar a origem do discurso de protagonismo juvenil e suas bases, identificar as diferentes maneiras de compreender o conceito de protagonismo juvenil, analisar qual o conceito de protagonismo juvenil que a nova legislação do ensino médio carrega, bem como algumas de suas possíveis implicações.  Ressalvamos que o estudo está em andamento e contará com a pesquisa documental que irá compor nossa ultima sessão correspondente aos resultados da pesquisa, para tanto iremos analisar a própria Lei 13.415/2017 e os documentos referentes à reforma.

Interno - 2835103 - BENEDITA ALCIDEMA COELHO DOS SANTOS MAGALHAES
Externo à Instituição - JAMERSON ANTÔNIO DE ALMEIDA DA SILVA
Presidente - 1152796 - RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 04/11/2022 10:17