Banca de QUALIFICAÇÃO: KAREN TAVARES CLARINDO

DISCENTE: KAREN TAVARES CLARINDO
DATA: 28/09/2022
LOCAL: PPEB NEB UFPA

EDUCAÇÃO ESCOLAR E MOVIMENTO SOCIAL: Uma análise a partir da escola Parque Amazônia da Terra Firme em Belém/PA

Movimentos sociais; educação escolar; escola Parque Amazônia

ÁREA: Educação

A pesquisa em andamento versa realizar uma investigação a respeito da participação do Movimento Social da Ocupação Parque Amazônia no bairro da Terra Firme em Belém/PA na luta preliminarmente pela moradia e posteriormente pela Educação Escolar. Na conjuntura política local, através do Decreto nº 29.205, de 13 de setembro de 1996 foi instituído o Subsistema de Educação para o Desenvolvimento Sustentável – SUEDS, composto por cinco unidades educacionais, sendo a escola Parque Amazônia parte desse subsistema, atendendo os anseios desse MS. Em que pese às críticas ao componente neoliberal de sua proposta inovadora, existem aspectos socialmente relevantes desse processo, como por exemplo, a efetiva participação do MS exercendo uma atuação singular, ao tencionar o poder público local na efetivação da demanda de educação escolar pública, a qual é a problemática desta pesquisa. Os questionamentos que norteiam a presente investigação, são: a) Como aconteceu processo de formação do movimento social local? b) Qual a participação do movimento social no processo de construção do currículo da escola Parque Amazônia? c) Quais as implicações e desafios atuais em contrapartida com as diferentes conjunturas políticas municipais perpassadas no governo local para os projetos educacionais da escola? Na busca de respostas para as questões norteadoras que movem a pesquisa, temos como objetivo geral, analisar o processo de luta popular e conquista do movimento social da ocupação Parque Amazônia pela educação escolar no bairro da Terra Firme no município de Belém durante o governo Hélio Gueiros. Para subsidiar teoricamente os conhecimentos sobre a problemática apresentada, buscamos discutir as categorias de movimento social e educação escolar, a partir de pesquisadores como Gonh (2012,2013), Gadotti (2010), Arroyo (2012), Paro (1995), Saviani (2019), Floresta Fernandes (1971). A pesquisa é de base qualitativa, pautada no materialismo histórico e o percurso metodológico ocorreu inicialmente com o levantamento bibliográfico e documental para aprofundar e construir um referencial teórico com a temática investigada. Serão utilizados como instrumentos de investigação, roteiros de entrevista semiestruturada para as narrativas orais, observações in loco. Os dados coletados serão tratados pelas orientações da análise de conteúdo. Com base nos dados iniciais da pesquisa podemos salientar que permeia pela teoria marxista do movimento social, pois a condução da análise apresenta aspectos políticos, culturais e sociais. Como resultado inicial da pesquisa em andamento observa-se que o movimento social da Terra Firme atua junto a base mobilizada para a educação escolar, um dos interesses cotidianos do coletivo.

Presidente - 2190538 - JOSE BITTENCOURT DA SILVA
Interno - 1269545 - JOAO PAULO DA CONCEICAO ALVES
Externo à Instituição - JOSE AUGUSTO CARVALHO DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 28/09/2022 10:10