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Banca de DEFESA: NITTHAELLY BONFIM RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NITTHAELLY BONFIM RIBEIRO
DATA: 30/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: NEB-01
TÍTULO:

       

TRANS'NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE UMA TRANSEXUAL


PALAVRAS-CHAVES:

Escolarização; Diferença; Currículo; Mulher transexual; Narrativas autobiográficas.


PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
RESUMO:

A pesquisa tematiza o processo de escolarização de uma transexual. Tomando o processo de escolarização como plano, investimos na abordagem curricular da diferença do ponto de vista de gênero e sexualidade. A problemática da pesquisa opera com a seguinte indagação: de que modos os currículos lidam com as experiências de uma transexual em seu processo de escolarização básica e no ensino superior? A perspectiva teórico-metodológica dialoga com o pensamento pós-estruturalista e se movimenta em torno de minhas narrativas autobiográficas de escolarização tomadas como objeto de estudo, colocando a narrativa como experiência que faz a teoria viva. Para tanto, trazemos minha experiência escolar e de construção transexual como versão autorizada do vivido, afirmando a vida de uma mulher transexual como potência e posicionamento político na enunciação da vida e afirmação do campo de existência trans. A estrutura organizacional deste relatório de pesquisa se dá por meio de três seções: a primeira discorre sobre a perspectiva metodológica evidenciando as narrativas autobiográficas enquanto construções históricas, políticas, culturais e sociais que adentram no campo educacional como produção de conhecimento, formação e intervenção. Na segunda seção “Escola e a vivência do campo de existência Trans” tem-se o apontamento da discussão em direção da abordagem da escola e do currículo para com as diferenças e a presença de um corpo trans no ambiente escolar, evidenciando as práticas, discursos, ações distintivas e relações de poder na escola e no processo de escolarização. Na terceira seção apresento três narrativas autobiográficas de acontecimentos significativos para a afirmação deste corpo transexual e sua diferença no processo de escolarização, dialogando-as com o referencial teórico para o processo de legitimação desse campo de existência. Por fim, “Inconclusões e Inquietudes” que possibilita a descontinuidade e os devires deste trabalho fazendo algumas considerações – nada finais – sobre a escolarização de uma mulher transexua. 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152667 - JOSENILDA MARIA MAUES DA SILVA
Interno - 2220353 - MARCIO ANTONIO RAIOL DOS SANTOS
Externo à Instituição - DAYANA BRUNETTO CARLIN DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 08/09/2022 09:59
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