Banca de DEFESA: ROMARIO DA ROCHA SOUSA

DISCENTE: ROMARIO DA ROCHA SOUSA
DATA: 28/09/2022
LOCAL: NEB

CURRÍCULO E DIFERENÇA NA ESCOLA BÁSICA NO MUNICÍPIO DE BELÉM: narrativas docentes não-heterossexuais

Docência não-normativa; Diferença; Práticas curriculares; Escola Básica.

ÁREA: Educação

Resumo:

Esta pesquisa discute o tratamento dado às questões da diferença  no campo da educação. Toma como objeto de análise as narrativas de docentes não-heterossexuais sobre questões curriculares e suas interrelações com o tema da diferença de gênero e sexualidade em escolas públicas do município de Belém, no Estado do Pará. Para dar conta de alcançar essa análise, elencou-se como objetivos específicos os seguintes pontos: problematizar as práticas curriculares de docentes não-heterossexuais sobre a questão da diferença de gênero e sexualidade em escolas públicas de Belém-PA e; compreender os desafios de se promover um currículo da diferença na escola básica em Belém-PA. Os questionamentos que mobilizam este estudo são: Quais práticas curriculares de positivação das diferenças em termos de gênero e sexualidade foram desenvolvidas por docentes não-heterossexuais em escolas públicas do município de Belém? Quais desafios são apontados por docentes não heterossexuais em relação à legitimação e potencialização da diferença nos currículos das escolas em que atuam? O aporte teórico-metodológico da investigação situa-se nas formulações de Michel Foucault, na perspectiva pós-estruturalista e no diálogo com o pensamento da diferença na educação. A opção metodológica volta-se para a análise do discurso de aporte foucaultiano a partir do material produzido em entrevistas virtuais com três docentes não-heterossexuais que atuam em escolas públicas do Município de Belém, sendo duas professoras lésbicas e um professor gay. O referencial teórico encontra-se articulado em torno  de questões pertinentes ao campo curricular, à gênero e sexualidade e à prática docente na/da diferença. Os resultados da pesquisa apontam que há docentes que utilizam suas andanças, suas experiências e seus envolvimentos políticos e sociais como força motriz para a produção de práticas curriculares não-normativas. Encontramos discursos que expõem os efeitos de uma “clientela evangélica” no espaço escolar, tornando um desafio a discussão de temas relativos à diferença sexual e de gênero. Isso acaba por fender a escola em dois lugares, pelo ponto de vista docente: um lugar feito por sujeitos abertos à outridade e um lugar pautado na mesmidade produzido por sujeitos neoconservadores. Apesar dos desafios, vimos que há docentes que não aceitam os não’s provenientes dos discursos e dispositivos normativos e negociam os seus pontos de fugas, da maneira como podem e na medida em que oportunidades emergem. Há, apesar da heterocisnormatividade, professoras/es que produzem uma docência não-normativa.

Externo à Instituição - DAYANA BRUNETTO CARLIN DOS SANTOS
Presidente - 1152667 - JOSENILDA MARIA MAUES DA SILVA
Externo à Instituição - LUCELIA DE MORAES BRAGA BASSALO
Externo ao Programa - 2478712 - VILMA NONATO DE BRICIO