Banca de QUALIFICAÇÃO: MHIRLLA DE CASSIA GONÇALVES DA COSTA

DISCENTE: MHIRLLA DE CASSIA GONÇALVES DA COSTA
DATA: 01/09/2022
LOCAL: PPEB - NEB

Educação Ambiental, escola básica e unidade de conservação: uma análise a partir da Floresta Nacional de Caxiuanã, localizada nos territórios de Portel e Melgaço, região do Marajó, Pará, Amazônia, Brasil.

Educação Ambiental; Floresta de Caxiuanã; Escola Básica.

ÁREA: Educação

A presente pesquisa objetiva discutir as interfaces entre EA e a realidade social, política, econômica, ambiental e educacional de uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, denominada de Floresta Nacional de Caxiuanã, localizada nos municípios de Portel e Melgaço, na região do Marajó, Pará, Amazônia, Brasil. A Floresta Nacional de Caxiuanã é um território impregnado de diversas ações de intervenção na sua dinâmica, tais ações vão sendo tecidas nas relações com a concessão florestal, com a exploração ilegal dos recursos florestais madeireiros e não madeireiros, com a intervenção dos diversos sujeitos nas políticas de educação. Essas questões devem ser levadas em conta quando se questiona as ações de EA na escola básica, pois são diversas as relações travadas no bojo da Floresta Nacional de Caxiuanã, dentre elas o desenvolvimento da EA na escola básica, essa relação deve ser analisada levando em consideração as especificidades de uma UC, tendo em vista que a educação básica é imprescindível para as populações que habitam a FLONA. Diante disso, questiona-se: o que estão efetivamente fazendo as escolas da Floresta Nacional de Caxiuanã no que concerne à Educação Ambiental? Na busca de respostas para as questões que movimentam a pesquisa, temos como objetivo Geral, analisar o que estão efetivamente fazendo as escolas da Floresta Nacional de Caxiuanã no que concerne à Educação Ambiental. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e como método nos valemos do método materialista histórico e dialético. Como técnica de coleta dos dados em campo utilizaremos a observação participante e entrevistas semiestruturadas que serão analisadas a partir da análise de conteúdo. Diante dos dados iniciais da pesquisa podemos ressaltar que a viabilidade desse estudo possibilitará uma reflexão sobre o movimento dialético do objeto de estudo no contexto histórico em que as relações sociais são travadas por meio da compreensão de como a Educação é desenvolvida no território e no contexto da FLONA de Caxiuanã.

Presidente - 2190538 - JOSE BITTENCOURT DA SILVA
Interno - 1269545 - JOAO PAULO DA CONCEICAO ALVES
Externo ao Programa - 1174136 - MARILENA LOUREIRO DA SILVA
Externo à Instituição - ANTONIO SERGIO MONTEIRO FILOCREÃO