Banca de QUALIFICAÇÃO: MALENA DE SOUZA MIRANDA

DISCENTE: MALENA DE SOUZA MIRANDA
DATA: 24/08/2022
LOCAL: NEB

Representações sociais docentes acerca do currículo de biologia da educação básica e da utilização de inovações pedagógicas e metodologias ativas na escola de aplicação da UFPA.

Currículo. Educação básica. Ensino de biologia. Inovação. Metodologias ativas.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

O ensino de biologia da educação básica tem como função assim como todos os demais conhecimentos baseados na nossa legislação formar para a cidadania, trabalho e prosseguimento nos estudos, entretanto, será que as escolas, seus currículos e docentes estão promovendo educação cidadã, efetiva e democrática? Marcada por graus de descontextualização, memorização, repetição e caráter livresco o ensino de biologia necessita ser revisto, portanto, esta pesquisa tem como objetivo geral: Analisar as representações sociais docentes acerca do currículo de biologia e da utilização de inovações pedagógicas e metodologias ativas, bem como, compreender se o uso destas tem tornado o ensino-aprendizagem da disciplina de biologia da Escola de Aplicação da UFPA mais dinâmico. Como percurso metodológico elencamos a abordagem qualitativa, alinhada com o método fenomenológico e o tipo de pesquisa escolhido foi o estudo de caso intrínseco, visando investigar os documentos da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA), uma etapa de pesquisa de campo que compreende entrevistas semiestruturadas e um grupo focal. Evidenciados como sujeitos desta investigação temos 5 docentes de biologia da EAUFPA. No que se refere aos resultados destacamos que os documentos da instituição apresentam numerosos vestígios de inovações e metodologias ativas no desenvolvimento da sua prática educativa, desenvolvendo-as numa perspectiva de educação libertária e crítica visando a formação integral dos educandos por meio de instrumentos inovadores e metodologias ativas. Referente as entrevistas docentes apresentamos acerca do primeiro indicador, três categorias, a primeira é marcada pela presença da teoria tradicional como basilar do currículo prescrito da instituição; entretanto em contrapartida as demais categorias apresentam primeiro o currículo em ação como inovador na instituição e que, portanto, promove uma educação em biologia ligada a princípios de contextualização do saber; bem como a ultima categoria que apresenta o movimento de reflexão como possibilidade para mudança no currículo da biologia, evidenciando a identidade docente e a autonomia como pressupostos que reafirmam o movimento reflexivo docente e promovem mudanças em prol de atender as necessidades dos educandos e promover uma formação humanizada e integral.

Presidente - 2220353 - MARCIO ANTONIO RAIOL DOS SANTOS
Interno - 2333806 - LEONARDO ZENHA CORDEIRO
Externo à Instituição - SINAIDA MARIA VASCONCELOS DE CASTRO
Notícia cadastrada em: 09/08/2022 08:17