Banca de QUALIFICAÇÃO: LEIDIANE DAS GRACAS DE ABREU TEXEIRA

DISCENTE: LEIDIANE DAS GRACAS DE ABREU TEXEIRA
DATA: 26/08/2022
LOCAL: Núcleo de Estudos Transdisciplinar em Educação Básica - NEB

BALÉ FOLCLÓRICO DA AMAZÔNIA-BFAM: as contribuições da companhia para o currículo da escola básica.

Balé folclórico da Amazônia. Currículo. Escola Básica

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

A presente dissertação denominada Balé folclórico da Amazônia-BFAM: as contribuições da companhia para o currículo da escola básica, têm como objetivo central analisar o processo histórico da companhia bem como as suas contribuições enquanto ferramenta educacional, para o processo de ensino-aprendizagem, na escola básica,  pautando-se numa abordagem qualitativa e utilizando o método da pesquisa bibliográfica e documental, o trabalho se orienta pelas seguintes questões: quais saberes a companhia oferece para o processo de ensino-aprendizagem, através da dança, e quais são os fatores têm dificultado o reconhecimento da companhia como produção de conhecimentos na educação básica? Essa pesquisa tem como objeto de estudo a companhia de dança Balé folclórico da Amazônia-BFAM, organização artística atuante na área da dança e da música que divulga as manifestações da cultura amazônica para o Brasil e para o mundo, por compreender que a educação básica ainda é desprovida de estudos que assinalem a arte como uma ferramenta educativa capaz de fomentar a construção do conhecimento no âmbito escolar.

Interno - 1212471 - CLARICE NASCIMENTO DE MELO
Notícia cadastrada em: 09/08/2022 08:17
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1