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Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINE ALMEIDA PAIXÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARINE ALMEIDA PAIXÃO
DATA: 22/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: NEB UFPA
TÍTULO:

A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DE CRIAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DO FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Fórum de educação. Trajetória histórica. Instituições educativas. Emancipação. Aparelho privado de hegemonia.


PÁGINAS: 67
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

O objetivo deste estudo é analisar a trajetória histórica de criação e emancipação do Fórum Estadual de Educação do Pará no período de 2012 a 2018, no que concerne à mudança de paradigmas em sua atuação. Realizamos uma pesquisa histórico-documental que teve como referencial teórico autores como Cury (2022), Dourado (2001), Frigotto (2005), Libâneo (2012) e Lima (2012) que desenvolvem estudos sobre políticas educacionais no contexto político, econômico e social do Brasil. As reflexões foram realizadas à luz do pensamento gramsciano, utilizando em especial a categoria de aparelho privado de hegemonia. As fontes utilizadas foram coletadas nos sites do Fórum e demais órgãos vinculados ao sistema de ensino, e se constituem sobretudo de atas, relatórios, notas e moções. No tratamento das fontes utilizamos o método dialético de Turin (2014) e a análise de conteúdo de Franco (2018). O estudo está organizado em quatro momentos: O primeiro diz respeito às conjunturas históricas que implicaram na identidade política nacional e no panorama educacional brasileiro, o segundo se propõe a analisar o contexto sócio-histórico do objeto investigado no que concerne as normativas legais que conformaram sua criação. O terceiro situa as ações do FEE no que concerne a construção de sua autonomia no contexto da política educacional paraense. Finalmente apresentamos nossas considerações finais, que sintetizam os resultados das questões e hipóteses produzidas por este estudo. Nesse aspecto, com base na hipótese de que a instauração do FEE se limitou ao atendimento das determinações dos órgãos regulamentares da educação em esfera nacional para o acompanhamento dos planos de educação, consideramos que somente a partir de 2018 com a realização da primeira eleição para sua coordenação o FEE experimentou a autonomia de fato, transitando da mera conformação às deliberações oficiais para um posicionamento crítico em relação às políticas educacionais no Estado do Pará.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 326878 - RAIMUNDO ALBERTO DE FIGUEIREDO DAMASCENO
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDES DOURADO
Notícia cadastrada em: 09/08/2022 08:17
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