Banca de QUALIFICAÇÃO: DILCELIA RODRIGUES ALVES

DISCENTE: DILCELIA RODRIGUES ALVES
DATA: 29/08/2022
LOCAL: PPEB - NEB

GESTÃO MUNICIPAL E A ESCOLA RIBEIRINHA NA PERSPECTIVA DO PARADIGMA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO.

Educação ribeirinha. Políticas educacionais. Educação do campo.

ÁREA: Educação

Esta dissertação em andamento se propõe a realizar um estudo a respeito das políticas educacionais do município de Ananindeua destinadas às populações ribeirinhas na perspectiva do paradigma da Educação do Campo. A educação destinada ao povo ribeirinho vem sendo nos últimos anos objeto de investigações e pesquisa, pois a maioria das ações educativas está descontextualizada do cenário insular. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como se estabelece a relação entre a proposta político-educacional da Gestão Municipal de Ananindeua, contida no Plano Municipal de Educação, e sua interface com a realidade educacional da população ribeirinha da ilha João Pilatos. Como objetivos específicos, foram constituídos: verificar como as políticas educacionais municipais destinadas à educação ribeirinha se materializam na ilha de João Pilatos; debater analiticamente os principais instrumentos de gestão educacional do município de Ananindeua em sua interface com educação ribeirinha; e analisar a representação do discurso dos sujeitos envolvidos com educação ribeirinha, tanto no âmbito da gestão municipal quanto no contexto escolar ribeirinho da João de Pilatos. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, o percurso metodológico organizado foi de abordagem qualitativa, com a delimitação e a formulação do problema, que foram se definidos no decorrer da exploração do contexto de investigação. Dessa forma, ocorreu inicialmente o levantamento bibliográfico e documental para aprofundar e construir um referencial teórico para a temática investigada. Também será utilizada a entrevista semiestruturada para obtenção dos relatos orais, as observações in loco e os registros fotográficos. Com base no paradigma da Educação do Campo, o estudo revelou que a importância do desenvolvimento dessa pesquisa.

Presidente - 2190538 - JOSE BITTENCOURT DA SILVA
Interno - 1269545 - JOAO PAULO DA CONCEICAO ALVES
Externo ao Programa - 1347712 - SALOMAO ANTONIO MUFARREJ HAGE
Externo à Instituição - SERGIO ROBERTO MORAES CORREA