Banca de QUALIFICAÇÃO: BIANCA PEREIRA DE SOUSA

DATA: 31/08/2022
LOCAL: Híbrido NEB+Remoto

CONCEITO DE ESCOLA JUSTA: APROXIMAÇÕES A PARTIR DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

concepções de escola justa; gestão democrática

ÁREA: Educação

Este estudo tem a finalidade de compreender as concepções de escola justa, apontando seus significados e possibilidades para a gestão escolar. A motivação para desenvolvê-lo foi devido atuar na educação básica, como coordenadora pedagógica e também por ser objeto de estudos e pesquisas que ultimamente minha orientadora vem desenvolvendo, além dos textos com os quais tivemos contato sobre esta temática, os quais nos trouxeram provocações sobre nossa prática e questionamentos sobre a conjuntura na qual estamos inseridos. Com isso, pretendemos desenvolver interpretações a respeito do conceito de Escola justa, a partir das contribuições de autores que debatem a temática. Por meio dessa inquietação, apresentamos uma análise bibliográfica a partir de seus apontamentos e correlacionando-os com de outros teóricos, como Dubet (2004), Crahay (2013) Estevão (2016), Rezende (2021) dentre outros. Tais autores apresentam importantes reflexões conceituais, sociológicas e pedagógicas de se conceber a escola como um espaço humanista de formação de valores. Portanto, ao pensar sobre a escola justa neste trabalho, torna-se fundamental o debate sobre os conceitos de justiça e suas relações com a gestão. Dessa forma, o que nos interessa é compreender de que forma as discussões produzidas no campo tem contribuído para a construção de uma escola justa. O objeto de investigação desta pesquisa, é então, a escola justa compreendida a partir das reflexões dos autores já referenciados acima no texto, para os quais as desigualdades afetam diretamente na construção de uma educação plural e justa.

Presidente - 2555964 - DINAIR LEAL DA HORA
Interno - 2153065 - MARIA DO SOCORRO DA COSTA COELHO
Externo à Instituição - TANIA REGINA LOBATO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 09/08/2022 08:17