Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE BRANDAO DE MORAES

DISCENTE: ALINE BRANDAO DE MORAES
DATA: 31/08/2022
LOCAL: NEB

As narrativas das crianças sobre as relações estabelecidas com os espaços da Educação Infantil em uma Unidade Pedagógica da Rede Municipal de Belém

Infância, Sociologia da Infância e espaço escolar

ÁREA: Educação

As crianças, em nossa sociedade, costumam ser vistas pelas suas carências, necessidades e por um estado de dependência do adulto. Mas, a partir da sociologia da infância, podemos pensar as crianças como protagonistas de suas ações que contribuem com a cultura social através de suas culturas de pares. Tal referencial é importante para a educação infantil pois aponta para a necessidade de ouvir as crianças em suas lógicas, superando a visão adultocêntrica, onde só o conhecimento do adulto prevalece. Assim, o presente estudo visa responder a seguinte questão: O que revelam as narrativas das crianças de uma escola de Educação Infantil em Belém sobre as relações que estabelecem com os diferentes espaços da escola? E tem como objetivos: verificar as narrativas das crianças sobre as relações estabelecidas com os espaços da educação infantil em uma Unidade Pedagógica da rede municipal de Belém; Compreender os significados e os sentidos que as crianças dão aos diferentes espaços da escola onde estudam e identificar os espaços que as crianças mais gostam e os que menos gostam na unidade Pedagógica.  Como procedimentos metodológicos realizarei uma pesquisa qualitativa, do tipo etnográfica em uma Unidade Pedagógica do Município de Belém. Participarão da pesquisa uma turma do Jardim II composta por 25 crianças. Para a coleta de dados utilizarei a observação participante e entrevistas semi-estruturadas com as crianças. Os dados serão analisados através da análise de conteúdo de Bardin (1977), após este momento os dados obtidos serão confrontados com o referencial teórico onde utilizarei autores como Sarmento (2003), Corsaro (2009) e Oliveira-Formosinho (2008), Horn (2004) para que se possa estabelecer análises e realizar a escrita do texto. O espaço escolar da educação infantil se constitui em um elemento fundamental dentro de uma proposta curricular para a infância, afinal, é nele que ela se efetivará e é nele também que as crianças passam grande parte de suas vidas contudo, este é pensado dentro da lógica do adulto, ou seja, do que ele acredita que seja o melhor para as crianças. Acredito que trazer as narrativas infantis sobre os espaços que elas frequentam na escola poderá contribuir para que possamos valorizar as crianças como sujeitos competentes para falar de si e para fazer opções no cotidiano escolar, como colaboradores nas construções desses espaços e como cidadãos de direitos.

Presidente - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Interno - 2549696 - DANIELE DOROTEIA ROCHA DA SILVA DE LIMA
Externo à Instituição - JOSE CARLOS DE MELO
Notícia cadastrada em: 09/08/2022 08:16