Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA DE NAZARE RIBEIRO DIAS PINTO

DISCENTE: ADRIANA DE NAZARE RIBEIRO DIAS PINTO
DATA: 24/08/2022
LOCAL: NUCLEO DE ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO BÁSICA

PERSPECTIVAS DE FUTURO DE JOVENS EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO: UM OLHAR DOS PROFESSORES DA ESCOLA ANTONIO CARLOS GOMES EM BELÉM/PA

Palavras chave: socioeducação; perspectivas de futuro; direitos humanos

ÁREA: Educação

A pesquisa tem como objeto de estudo as perspectivas de futuro de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em regime de internação, articulado ao valor que os direitos humanos a educação pode contribuir para a construção de um percurso de vida exitosa. Minha presença na realidade da Socioeducação ocorreu por meio do trabalho realizado na FASEPA, que contribuiu para consolidar o meu interesse na investigação da temática, junto aos professores que atuam no referido espaço socioeducativo. A experiência vivenciada no contexto institucional destinado ao cumprimento das medidas socioeducativas de internação, me possibilitou inúmeras vezes a participar de audiências avaliativas em que, recorrentemente, o juiz pergunta para o jovem: Qual o seu projeto de vida? O que você espera para o futuro? Tal questionamento feito pelo juiz e também por outros profissionais que atuam no atendimento socioeducativo, inquietou-me no sentido de investigar e buscar respostas para as possíveis ou não, perspectivas de futuro que os jovens projetam para si. Assim, elegi o seguinte problema de pesquisa: o que os professores da Escola Antônio Carlos Gomes da Costa expressam sobre as perspectivas de futuro dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa em regime de internação? A partir dessa indagação elegi como objetivo geral Compreender o significado de perspectiva de futuro de jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação  para os professores da Escola Antônio Carlos Gomes da Costa. O percurso metodológico fundamenta-se nos pressupostos da abordagem qualitativa (LUDKE & ANDRÉ, 1986), visto que busca se apropriar do ambiente natural onde ocorre o fenômeno educacional, no caso, o contexto da socioeducação, como lócus de descrição da realidade concreta, por meio da pesquisa bibliográfica, complementado por pesquisa de campo, com a utilização de questionários contendo perguntas abertas e fechadas a serem aplicados junto aos professores que atuam na socioeducação. Os resultados de uma pesquisa dessa natureza permitirão compreender quais convicções foram construídas pelos professores, se pautadas em senso comum, se relacionadas às suas crenças pessoais, se vinculadas à formação acadêmica ou outras possíveis referências, e se estas convicções interferem em suas práticas pedagógicas, tendo como parâmetro os elementos que fundamentam as legislações educacionais no sentido do reconhecimento desse direito.

Presidente - 327930 - EMINA MARCIA NERY DOS SANTOS
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Interno - 3171125 - WILLIAN LAZARETTI DA CONCEICAO
Externo à Instituição - CLARILZA PRADO DE SOUSA