Banca de QUALIFICAÇÃO: ROGILSON PANTOJA RODRIGUES

DISCENTE: ROGILSON PANTOJA RODRIGUES
DATA: 31/08/2022
LOCAL: SALA DO NEB-01

O LUGAR DOS CONSELHOS ESCOLARES NA GESTÃO DA ESCOLA:um estudo de caso na rede municipal de ensino no município de Barcarena/Pará.

Palavras chave; _conselhos escolares; gestão democrática

ÁREA: Educação

Resumo O presente trabalho tem como foco a análise do papel do Conselho Escolar (CE) como instrumento da gestão participativa na gestão da escola, no contexto da rede municipal de ensino de Barcarena (PA), tendo como recorte o estudo de caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Sofia entre os anos de 2018 a 2020. O percurso da pesquisa partiu inicialmente do interesse em identificar e analisar as tipologias de gestão participativa nas escolas da rede municipal de ensino no município de Barcarena. Contudo, após as vivências formativas oportunizadas pela disciplina Atelier II, foram apresentadas questões referentes à delimitação do objeto, assim como proposta de mudança na perspectiva da abordagem do tema da democratização da gestão, onde foi sugerida a focalização no CE como instrumento de gestão participativa, assim como a escolha de estudo de caso como metodologia. A importância e o trabalho coletivo do CE, estão expresso no Plano Nacional de Educação (PNE), lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014, onde a Meta 19, mais especificamente a estratégia 19.5, visa o fortalecimento do papel dos Conselhos Escolares, assegurando sua autonomia e a participação, atuando como fiscalizador da gestão escolar. (BRASIL, 2014). Nesse sentido, cabe às escolas garantir a execução da normativa, principalmente pela necessidade dessa consolidação no que tange ao fortalecimento da mesma.

Interno - 2479566 - ALEXANDRE AUGUSTO CALS E SOUZA
Presidente - 2555964 - DINAIR LEAL DA HORA
Externo à Instituição - JOSE VICENTE DE SOUZA AGUIAR
Notícia cadastrada em: 04/08/2022 14:29