Banca de DEFESA: LUIZ CARLOS REIS FERREIRA JUNIOR

DISCENTE: LUIZ CARLOS REIS FERREIRA JUNIOR
DATA: 17/08/2022
LOCAL: NEB

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES DE LÍNGUA INGLESA SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E METODOLOGIAS ATIVAS: Aproximações epistemológicas e possibilidades curriculares.

Representações Sociais. Docentes. Inovação Pedagógica. Metodologias Ativas

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Há uma necessidade de mudanças metodológicas na Escola Básica, para enfrentar os desafios da docência, especialmente na disciplina Língua Inglesa. O currículo desta disciplina precisa ser analisado e pensado nas possibilidades que a Abordagem Comunicativa e as Metodologias Ativas podem oferecer. A pesquisa em questão respondeu a seguinte pergunta: qual é relação das Representações Sociais dos docentes da EAPUFPA sobre metodologias de ensino, inovação pedagógica e metodologias ativas? Com o objetivo de desvelar qual é a relação das Representações Sociais desses professores com os temas mencionados anteriormente, assim como discutir a importância das Metodologias Ativas no currículo da disciplina Língua Inglesa. Um estudo de caso foi escolhido para pesquisar em um grupo especifico de docentes que ministram aulas na EAUFPA, eles são professores de Língua Inglesa e ministram aulas no Ensino Médio. Para coletar as informações, foi utilizada a entrevista semiestruturada, elas foram realizadas através do Google Meet, depois foram transcritas para a realização da Análise de Conteúdo de Bardin (2007) e as contribuições das Representações Sociais de Moscovici (1961). A pesquisa também investigou o Plano Nacional de Educação mais recente, documentos institucionais da EAUFPA e discutiu as reformas recentes do Ensino Médio. Através das análises ficou evidente a importância das Metodologias Ativas no currículo da disciplina, os significados presentes nas evocações revelaram que os professores já utilizam essas metodologias com a Abordagem Comunicativa que ajudam os alunos no processo de aprendizagem. Os professores destacam a importância do currículo, além de destacar que o currículo deve mostrar as metodologias e abordagens utilizadas, contexto dos alunos e habilidades e competências que estejam de acordo com essa realidade. A inovação é importante nesse contexto, para apresentar novas formas de ensinar, aprender e compartilhar conhecimento, para que os alunos aprendam com metodologias ativas e inovadoras, aprendendo a lidar com problemas, de uma maneira crítica e autônoma.

Presidente - 2220353 - MARCIO ANTONIO RAIOL DOS SANTOS
Interno - 2333806 - LEONARDO ZENHA CORDEIRO
Externo à Instituição - LUCELIA TAVARES GUIMARAES
Notícia cadastrada em: 13/07/2022 13:25