Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANA SENA DA SILVA

DISCENTE: FABIANA SENA DA SILVA
DATA: 23/08/2022
LOCAL: NEB

CURRÍCULO E INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL: uma incursão na Escola Estadual de Ensino Médio Padre Eduardo na Ilha de Mosqueiro/Belém - PA.

Currículo. Escola. Educação Integral. Tempo Integral. Interdisciplinaridade

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

É sabido que por muitos anos a fragmentação do conhecimento tornou-se fundamental no campo da ciência, porém nas últimas décadas, com a proposta de um novo paradigma, considera-se como avanço dos estudos a relevância de uma educação básica que propõe dentro dos currículos prescritos/formal e vividos a Interdisciplinaridade, como objeto integrador, sobretudo, no que tange às possibilidades de mudanças no contexto educacional. Por meio desta pesquisa, trazemos o princípio curricular na perspectiva interdisciplinar em uma escola de ensino médio de tempo integral. O objetivo principal foi investigar de que forma a abordagem interdisciplinar se materializa nos documentos do currículo na Escola Estadual de Ensino Médio Padre Eduardo, na Ilha de Mosqueiro, por meio dos seus cadernos de orientações, relatórios, entre outros registros para uma defesa de uma educação integral. O estudo em voga é de natureza qualitativa, fundamentado na realização da pesquisa documental e pesquisa bibliográfica, o mesmo utilizou como instrumento para a coleta de dados a análise dos documentos que orientam a estrutura organizacional, curricular e pedagógica da referida escola. Os conteúdos dos documentos foram analisados de forma manual e sistemática tratados pelo software IRAMuTeq ambos, tendo como suporte teórico a análise de conteúdo de Bardin (1977). A priori verificou -se com o estudo que, apesar de comum o uso do termo Interdisciplinaridade em documentos prescritos, legislações e na proposta pedagógica da escola (PPP 2018) objeto de investigação, sua concepção teórica e conceitualização dentro do espaço escolar pode ainda necessitar de maiores esclarecimentos no que tange aos caminhos para a promoção dentro do currículo na perspectiva de Educação (em tempo) integral.

Presidente - 2220353 - MARCIO ANTONIO RAIOL DOS SANTOS
Interno - 2481484 - IRLANDA DO SOCORRO DE OLIVEIRA MILEO
Externo à Instituição - ROSINEIDE DE SOUSA JUCA
Notícia cadastrada em: 12/07/2022 08:30