Banca de DEFESA: VERENA CRISTINA MONTEIRO MORAES

DISCENTE: VERENA CRISTINA MONTEIRO MORAES
DATA: 02/08/2022
LOCAL: plataforma meet

OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS: MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO SOCIOPOLÍTICA DAS JUVENTUDES PARAENSES

Juventudes. Reforma do Ensino Médio. Ocupações Secundaristas. Pará.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Ensino Profissionalizante

Esta pesquisa recupera o movimento de ocupações secundaristas ocorridas no Pará em 2016 e, especificamente, o processo de formação sociopolítica das juventudes inseridas neste contexto. Trata-se de uma pesquisa pautada na perspectiva materialista e histórico-dialética, que utiliza uma abordagem qualitativa e, dentro desta, a análise de conteúdo. No aspecto metodológico faz uso de revisão bibliográfica, da análise documental e de entrevistas semiestruturadas, tendo como sujeitos da pesquisa jovens participantes das ocupações ocorridas em instituições públicas de ensino na região metropolitana de Belém e no interior do Pará. Objetivamos analisar as ocupações secundaristas ocorridas em 2016 no Pará, de modo a identificar as implicações e desdobramentos para a (re)formação sociopolítica dos jovens paraenses que integraram o Movimento, contextualizando o processo de ocupação das escolas paraenses, identificando as dinâmicas adotadas nesse processo, bem como as relações ocorridas; identificando como o processo de ocupação se constituiu num momento auto formativo das juventudes paraenses e; os desdobramentos que essa determinada experiência provocou na formação sociopolítica dos jovens ocupas paraenses. Como resultados temos que, em meio aos variados conflitos e tensões existentes nesse processo, as juventudes experimentaram e efetivaram uma formação sociopolítica diferenciada e impactante a partir de suas próprias ações, estas que transformaram os sujeitos em um coletivo que buscou fazer da escola um espaço de luta e reivindicações comuns. Ressaltamos que o movimento de ocupações ressignificou, em parte, o sentido de formação social e política dos alunos participantes, oriundos da rede pública de ensino, influenciando no modo com que passaram a enxergar e analisar a escola e, por meio desta, a sociedade a partir de diferentes perspectivas, de forma mais crítica e autônoma.

Presidente - 1152796 - RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Externo à Instituição - LUIS ANTONIO GROPPO
Notícia cadastrada em: 12/07/2022 08:30