Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILLA SOUZA FERREIRA RUBIM DE ASSIS

DISCENTE: CAMILLA SOUZA FERREIRA RUBIM DE ASSIS
DATA: 23/08/2022
LOCAL: NEB

O desenvolvimento da autonomia do discente do Ensino Fundamental I e a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem: representações docentes.

Autonomia. Metodologias Ativas. Ensino fundamental II.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Considerando que a escola básica deve favorecer a aprendizagem significativa do educando por meio de um currículo escolar capaz de conduzir os sujeitos, docentes e discentes, à reconstrução e ao aperfeiçoamento de suas formas de pensar, de sentir e de agir, proporcionando experiências capazes de incentivar o seu desenvolvimento pessoal, autônomo e libertador, interessou-nos investigar epistemologicamente, com raízes na Complexidade, a prática docente, a autonomia do docente e do discente, e as abordagens metodológicas no currículo da educação básica, mais especificamente as Metodologias Ativas (MA), sendo relevante, neste contexto, conhecer as representações docentes sobre a relação entre a utilização de metodologias ativas e o desenvolvimento da autonomia no discente do Ensino Fundamental I, que tomamos como objeto de estudo desta investigação. A pesquisa objetiva investigar quais as representações docentes sobre a relação entre a utilização de metodologias ativas e o desenvolvimento da autonomia no discente do EF I, tendo como referência o trabalho desenvolvido em uma instituição escolar pública de educação básica. No processo de planejamento e durante o desenvolvimento da pesquisa (ainda em curso), buscamos aporte teórico em revisão bibliográfica sobre o tema, e em documentos oficiais da escola. Em relação à metodologia, a pesquisa vem se caracterizando como um estudo de caso descritivo, de abordagem qualitativa, e utilizamos a Teoria das Representações Sociais (TRS) de Serge Moscovici como referencial didático-metodológico. Como técnica de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, sendo os participantes docentes da Escola de Aplicação da UFPA. Para análise dos dados, utilizamos a técnica da análise de conteúdo de Bardin.

Presidente - 2220353 - MARCIO ANTONIO RAIOL DOS SANTOS
Interno - 2333806 - LEONARDO ZENHA CORDEIRO
Externo à Instituição - PAULO ELIAS GOTARDELO AUDEBERT DELAGE
Notícia cadastrada em: 12/07/2022 08:29