Banca de DEFESA: RAQUEL ALMEIDA DA SILVA

DISCENTE: RAQUEL ALMEIDA DA SILVA
DATA: 14/06/2022
LOCAL: NEB/SALA NEB1

O SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (SISPAE) E OS INDICADORES DE DESEMPENHO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: o caso da escola guamaense, avanços e desafios.

Avaliação em larga escala; SisPAE; Desempenho em Matemática.

ÁREA: Educação

A presente pesquisa tem como objeto de estudo o Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) e por objetivo geral analisar as implicações desses resultados apresentados pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio nas avaliações aplicadas pelo SisPAE, no período de 2014 a 2018, sobre a melhoria do ensino de matemática na Escola Guamaense. O aporte teórico baseou-se, principalmente, nos estudos de Luckesi (2011), Hoffmann (2019), Valente (2008), Souza (2011), Werle (2012) e Carvalho, Carvalho & Júnior (2016). Metodologicamente optou-se pela abordagem qualitativa e, quanto ao tipo de pesquisa, trata-se de um estudo de caso. Foi realizada análise documental e uma pesquisa de campo, cujos instrumentos de coleta de dados utilizados foram a pesquisa documental e as entrevistas semiestruturadas com professores de matemática e a coordenação pedagógica. No tratamento desses dados, optou-se pela análise de conteúdo na perspectiva de Bardin. Constatou-se nesse estudo que, a partir da década de 90, se intensificou no Brasil uma nova abordagem de avaliação educacional com a expansão das avaliações externas e em larga escala, cuja característica estava presente no conjunto das reformas educacionais implementadas desde a década de 1980 em escala internacional. No Estado do Pará, foi criado em 2013 o SisPAE, através da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), que tinha como principal meta analisar a qualidade da educação. Entretanto, o estudo revelou que a nível nacional e estadual, o estado do Pará permaneceu entre os últimos estados que apresentam proficiência insuficiente em matemática. Já na escola guamaense, evidenciou-se uma evolução desta nas quatro edições do SisPAE (2014, 2015, 2016 e 2018), concluindo-se que a escola contribuiu para melhoria do desempenho dos alunos do 3º ano do Ensino Médio em matemática. Além disso, nas avaliações internas de matemática antes, durante e após o SisPAE não houve mudança quanto aos resultados, pois no período em que o SisPAE funcionou na Escola Guamaense, o seu processo avaliativo não impactou no desempenho dos alunos nas provas periódicas de matemática na escola.

Presidente - 6328125 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
Interno - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - EDNA CRISTINA DO PRADO