Banca de QUALIFICAÇÃO: RAISSA CARVALHO DINIZ

DISCENTE: RAISSA CARVALHO DINIZ
DATA: 28/06/2022
LOCAL: NEB

O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES NA PLATAFORMA DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PRODUZIDAS NO PERÍODO DE 2010 A 2020

Alfabetização e Letramento. Inclusão Escolar. Deficiência Intelectual.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo

Discutir sobre o processo de alfabetização e letramento destinado aos alunos público-alvo da educação especial configura-se como uma demanda premente considerando o grande quantitativo de alunos matriculados em instituições públicas brasileiras, neste sentido, alicerçamos o debate da educação inclusiva no campo da luta pelos direitos humanos numa tentativa de repensarmos a escola e suas funções para oferecer além do acesso, garantir também a participação e permanência assegurando a formação integral dos alunos enquanto sujeitos. Dessa maneira, definimos como objeto de investigação: “O estado do conhecimento acerca da alfabetização e letramento de alunos com deficiência intelectual em dissertações e teses produzidas entre 2010 e 2020”. Para este intento, definimos como problema de investigação: O que revelam as teses e dissertações sobre alfabetização e letramento de alunos com deficiência intelectual produzidas entre 2010 e 2020? Este problema se desdobra em três questões norteadoras: 1. Quais pressupostos teóricos fundamentam as teses e dissertações sobre alfabetização e letramento de alunos com deficiência intelectual? 2. De que forma as pesquisas sobre alfabetização e letramento de alunos com deficiência intelectual são abordadas nas teses e dissertações desenvolvidas entre 2010 e 2020? 3. Que avanços podem ser observados, a partir das teses e dissertações produzidas entre 2010 e 2020, no processo de alfabetização e letramento de alunos com deficiência intelectual? Para tanto, esta pesquisa tem como objetivo geral: Analisar o estado do conhecimento acerca da alfabetização e letramento de alunos com deficiência intelectual em dissertações e tese produzidas entre 2010 e 2020. Nossa pesquisa se delineia a partir de uma abordagem qualitativa, bibliográfica do tipo estado do conhecimento, e como técnica para coleta de dados utilizamos a análise de conteúdo. Os resultados desta investigação trarão subsídios importantes para conhecer e analisar quais aportes teóricos e metodológicos estão sendo abordados nas pesquisas, bem como identificar quais avanços ocorreram na discussão sobre processos de alfabetização e letramento para alunos com deficiência intelectual.

Presidente - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Externo ao Programa - 4467138 - LEANDRO PASSARINHO REIS JUNIOR
Externo à Instituição - FABIANY DE CASSIA TAVARES SILVA
Notícia cadastrada em: 07/06/2022 08:45