Banca de DEFESA: LARISSA OLIVEIRA MESQUITA RIBEIRO

Espaço vivido; Escola Básica; Educandos Cegos; Inclusão

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo

Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA). Sua temática consiste nas “vivências de educandos cegos na escola básica, mediante a compressão da escola como espaço vivido”. O objeto de investigação refere-se à escola básica como espaço vivido por educandos cegos matriculados no ensino médio da rede estadual em Belém/PA. A pesquisa se desenvolveu em torno da seguinte pergunta central: Como os educandos cegos matriculados no ensino médio da rede estadual de ensino de Belém do Pará representam suas vivências na educação básica? Tal problema se desdobrou nas seguintes questões norteadoras: Que aspectos e/ou vivências são sinalizados como significativos, positiva ou negativamente, sobre a escola? Que expectativas os educandos cegos possuem sobre a escola a partir da sua vivência na educação básica? Diante das questões expostas, o objetivo geral da pesquisa consistiu em: Analisar, com base na compreensão da escola como espaço vivido, as representações de educandos cegos do ensino médio da rede estadual de Belém/PA sobre a escola, a partir de suas vivências na educação básica. De forma mais específica, o trabalho objetivou: Analisar os aspectos e/ou vivências sinalizados como significativos, positiva ou negativamente, sobre a escola; Investigar as expectativas que os educandos cegos possuem sobre a escola mediante sua vivência na educação básica. A pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória. Fez-se o uso de entrevistas semiestruturadas com três educandos cegos matriculados nos anos finais do ensino médio. A análise das entrevistas se deu através da técnica da Análise de Conteúdo. A dissertação consistiu em duas etapas principais. Na primeira, foi realizado o levantamento dos dados bibliográficos e documentais. Foi feito a demarcação conceitual do espaço vivido e como esse conceito se aplica na escola básica. Parte da coleta de dados foi sistematizada por meio das informações fornecidas pela rede estadual de ensino de Belém, com relação ao quantitativo de alunos e as escolas onde esses alunos estão matriculados. A segunda etapa dedicou-se à coleta direta de dados com os sujeitos envolvidos na problemática da pesquisa, desenvolvida mediante a realização das entrevistas. Os resultados da pesquisa demonstram a importância da concepção de espaço vivido para a compreensão da realidade da escola básica; os avanços nas políticas de inclusão e as fragilidades ainda presentes na escola básica para receber os alunos cegos. Desse modo, as representações dos educandos cegos sobre a escola são relevadoras da complexidade da sua própria realidade na escola. Os relatos dos alunos cegos não revelam posições extremas e absolutas, que poderiam se exprimir na caracterização da escola como algo essencialmente positivo ou negativo. Ao contrário disso, as representações dos educandos cegos são expositoras de uma escola contraditória, que consegue simbolizar a esperança e a inoperância, o prazer e a dor, a socialização e o isolamento, a inclusão e a exclusão.

Presidente - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Externo ao Programa - 4467138 - LEANDRO PASSARINHO REIS JUNIOR
Externo à Instituição - Luzia Guacira dos Santos Silva
Notícia cadastrada em: 07/06/2022 08:45