Notícias

Banca de DEFESA: DINELLE REJANE DA SILVA LISBOA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DINELLE REJANE DA SILVA LISBOA
DATA: 29/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: NEB
TÍTULO:

A produção de conhecimento sobre multiculturalismo e currículo da educação básica: análise de dissertações e teses de programas de pós-graduação em educação brasileiros (2010-2020)


PALAVRAS-CHAVES:

 multiculturalismo; educação básica; currículo; estado da arte


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
RESUMO:

Apresenta como objetivo geral descrever e analisar de que forma as teses e dissertações dos programas de pós-graduação em educação no Brasil, no período de 2010 a 2020, abordam o multiculturalismo e o currículo da educação básica. A metodologia está baseada na pesquisa bibliográfica, do tipo Estado da arte, de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando-se da análise de conteúdo para tratar os dados obtidos baseados nos estudos de Bardin (1977). Para a coleta dos dados utilizou-se o Catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A escolha em abordar o multiculturalismo e o currículo da educação se dá no intuito de trazer para o debate da educação contemporânea questões relacionadas à etnia, raça, gênero, diversidade e diferença, pois estas temáticas estão presentes na sociedade, no contexto educacional e estão ligadas diretamente ao currículo pós-crítico. Foram coletadas parcialmente 40 produções acadêmicas entre 28 dissertações de mestrado e 12 teses de doutorado onde foi possível destacar categorias como os títulos, as palavras-chave, regiões, etapas do ensino da educação básica, as metodologia utilizadas bem como os tipos de pesquisa, as abordagens e os teóricos utilizados. Nesta primeira análise de categorias foi possível destacar as regiões dos programas de pós-graduação, bem como a região  Sudeste como detentora da maior quantidade de monografias atingindo uma marca de 53% (21) do total da produção selecionada, mantendo assim, a hegemonia que se destaca o Sudeste dentre as regiões do Brasil.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2220353 - MARCIO ANTONIO RAIOL DOS SANTOS
Interno - 2481484 - IRLANDA DO SOCORRO DE OLIVEIRA MILEO
Externo à Instituição - LUCELIA TAVARES GUIMARAES
Notícia cadastrada em: 07/06/2022 08:45
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2